Vandalismo

Forças policiais trabalham para punir responsáveis por vandalismo

Polícias Federal e Civil trabalham para identificar e punir os responsáveis. PMDF controlou os ataques ainda na noite de ontem, com reforço de tropas especializadas

Mila Ferreira
postado em 13/12/2022 12:00 / atualizado em 13/12/2022 12:02
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Até as 11 horas desta terça-feira (13/12), nenhum responsável pelos atos de vandalismo praticados na noite de segunda-feira (12/12) na área central de Brasília havia sido identificado ou preso. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informou, em nota divulgada à imprensa na manhã desta terça-feira (13/12), que os atos foram controlados pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), com reforço de tropas especializadas.

De acordo com o documento, os atos foram praticados por grupos isolados e estão sendo apurados pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). "Os participantes, uma vez identificados, serão responsabilizados", disse o informe. A Polícia Federal, por sua vez, deverá apurar os crimes relacionados aos atos que atentem contra a instituição e crimes de natureza federal.

A SSP/DF destaca que, para redução dos danos e para evitar uma escalada ainda maior dos ânimos, a ação da PMDF se concentrou na dispersão dos manifestantes. "Destacamos que o policiamento na área central e nas imediações do hotel em que o presidente da república eleito está hospedado têm policiamento reforçado", apontou a nota.

O Correio apurou que o presidente e vice-presidente eleitos Luís Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin deixaram o hotel em que estavam hospedados na área Central de Brasília por volta de 11h.

O Detran atuou no controle de trânsito, apoiando a Polícia Militar e os órgãos responsáveis na desobstrução de vias e na retirada dos veículos carbonizados. O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) atuou, durante todo o processo, na contensão dos incêndios e suporte e preventivo a possíveis feridos com atendimento pré-hospitalar. Um homem de 67 anos passou mal, foi atendido e conduzido pela corporação à UPA de São Sebastião. Ele estava consciente, orientado e estável.

Toda a área central da capital segue monitorada pela segurança pública, com apoio de câmeras de videomonitoramento e do serviço de inteligência. Como medida preventiva, o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios segue restrito, com fechamento da via S1 a partir da via alça do Eixo Monumental a partir da alça da Rodoviária do Plano Piloto até a via L4. A via N1 está interditada a partir do acesso à via L2 até a L4. O acesso à via N1 pela N2, no Ministério da Economia, também está fechado. A recomendação é que os motoristas utilizem as vias S2 e N2, obedecendo à sinalização e orientação das autoridades de trânsito. O acesso à Praça dos Três Poderes também segue restrito.

 

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação