Pandemia

Distrito Federal volta a não registrar mortes por covid-19, diz Saúde

Boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde traz mais de 2,6 mil novos casos, mas não registra óbitos em decorrência de complicações da covid-19

Pedro Marra
postado em 20/12/2022 00:54 / atualizado em 20/12/2022 00:56
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

O Distrito Federal voltou a não registrar mortes por complicações da covid-19. O último óbito notificado ocorreu na sexta-feira passada (16/12), quando o boletim epidemiológico da doença, divulgado pela Secretaria de Saúde do DF (SES), trouxe a morte de uma idosa entre 70 e 79 anos de Águas Claras. O documento desta segunda-feira (19/12) comunicou mais 2,6 mil novos casos confirmados. Ao total, a capital tem quase 878 mil diagnósticos positivos desde o início da pandemia.

A pasta calcula 11,8 mil mortes em decorrência da piora no quadro de covid-19, sendo que mais de 1 mil moravam em outros estado e 883 residiam em alguma cidade de Goiás. A média móvel de mortes segue em 0,40 desde 16 de dezembro. A de casos chegou a 2.194,60, 68% menor do que há 14 dias.

Em queda há 19 dias, a taxa de transmissão do novo coronavírus encontra-se em 1,26, número acima da média permitida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Se o indicador fica abaixo de 1, a pandemia tende a ficar controlada. Caso contrário, a crise sanitária piora.

Sem medidas restritivas

Durante a entrega da reforma do campo sintético da Vila Telebrasília, na manhã da última sexta-feira (16/12), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou que ainda não avalia retomar o uso obrigatório de máscara de proteção contra a covid-19 em ambientes fechados. "Ainda não está em avaliação porque a doença tem ocorrido de forma leve em virtude da vacinação", declarou.

O chefe do Executivo local afirmou que o governo vai seguir acompanhando a evolução da covid-19 no DF para saber se a capital federal vai precisar de medidas restritivas. A vacinação, citada por Ibaneis como argumento para não aplicar medidas restritivas, atingiu 89,6% da população (2,5 milhões de pessoas) com primeira dose (D2) ou dose única (DU) e 84,5% das pessoas (2,4 milhões de cidadãos) vacináveis com D2 ou DU. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação