CAPITAL S/A

Jovem empreendedor de Taguatinga conquista o mundo com startup preta

Nascido em Taguatinga e filho de mãe solo, criado com muito sacrifício, Leonardo Araújo começou a trabalhar aos 17 anos

Ana Dubeux
postado em 25/12/2022 21:04 / atualizado em 26/12/2022 08:41
 (crédito: Catu Cassio/Divulgação)
(crédito: Catu Cassio/Divulgação)

Por Ana Dubeux (interina*) — Autodidata em línguas, dominando nada menos que sete idiomas, o hiperpoliglota e artista multidisciplinar Leonardo Araújo, 32 anos, dedica tempo integral ao aprimoramento da Photos.live, primeira startup preta de inteligência artificial do Brasil. O trabalho permite a produtores de grandes eventos otimizarem estratégias de marketing, verificando, em tempo real, diversos movimentos, como o percentual de pessoas com e sem máscara facial de proteção; índice de gerações entre o público (idoso, adulto e infantil); uso de logotipos e marcas e até mesmo quantas pessoas usam barba ou barba e bigode ou se estão usando óculos de sol ou de grau.

UnB na veia

Nascido em Taguatinga e filho de mãe solo, criado com muito sacrifício, o empreendedor nato começou a trabalhar aos 17 anos. Ingressou na Universidade de Brasília (UnB) no campus do Gama, onde estudou engenharia de software. Em seguida, ganhou o mundo. Já morou no Chile, Argentina, Suécia, Canadá, Grécia, Japão, China, África do Sul, República Tcheca, Tailândia, Indonésia, Holanda, Austrália e Vietnam. Na China, experimentou o modus vivendis de quatro cidades: Beijing, Shenzhen, Guanzhou e Chengdu. Retornou a Brasília há uma semana, antes do primeiro caso de covid em Wuhan.

A cara dos festivais

Lançada no mercado neste ano, em quatro meses a startup Photos.live logo mostrou a que veio. Foi presença decisiva e marcante nos festivais Afropunk Bahia, maior evento de cultura preta do mundo; Brasil Game Show, que atraiu 300 mil visitantes, em São Paulo; Planeta Brasil, cujo público superou a casa de 100 mil pessoas, no Mineirão, em Belo Horizonte; e Festival Sarará também em Minas Gerais.

Marketing orgânico

“Nossa solução democratiza o acesso das pessoas às próprias imagens. Criamos um site para os eventos, onde, por meio do trabalho dos fotógrafos oficiais, cada pessoa tem acesso à sua foto ou selfie, com muita qualidade, impactando o marketing orgânico do evento. Com algoritmos proprietários, anonimizamos os dados e fornecemos para os produtores e marcas estatísticas sobre o público e o próprio acontecimento, sempre a partir das imagens. Observamos todos os detalhes. Dessa forma, conseguimos obter dados relevantes para a captação novos de patrocinadores”, diz Leonardo Araújo, revelando que a ideia do projeto Photos.live surgiu durante sua estada na China, quando prestava consultorias.

Fotógrafas na posse de Lula

Um grupo de 80 fotógrafas brasileiras criou um coletivo para registrar simultaneamente, em diferentes cenários, o dia da posse do presidente Lula. Profissionais de variadas origens e diversas regiões do país, vão capturar e postar imagens durante as 24 horas de 1° de janeiro no perfil do Instagram @fotografascomlula com a hashtag #fotografascomlula. As fotos, feitas em tempo real e em diversas edições especiais nos dias seguintes à posse, serão expostas em rodas de conversas do grupo, que tem como propósito fortalecer o papel das mulheres na construção de um futuro mais diverso e inclusivo.

Campus americano em Brasília

Oportunidade para jovens brasilienses que desejam estudar desejam estudar em universidade americana. A browsed college, com apoio da embaixada dos Estados Unidos, vai inaugurar um campus em Brasília, no início de 2023. Mesmo estudando no Brasil, o aluno estará matriculado no Ensino Superior dos Estados Unidos, seguindo os padrões acadêmicos e curriculares da instituição. Duas bolsas serão premiadas entre alunos das escolas públicas e particulares do DF.

Pobre SUS

Como o governo Lula pretende lidar com pagamentos de dívidas do SUS? A questão se torna ainda mais polêmica depois de o STJ incluir os municípios em ação sobre tabela do SUS e pedido de ressarcimento. Se o tribunal passar a seguir essa necessidade, as sentenças em favor do SUS serão todas anuladas com retorno dos autos à primeira instância. Este tema decidido no mérito pelo STF gera uma dívida muito grande para o SUS.

Dignidade e cidadania

A Federação Habitacional do Sol Nascente (FehSolna), desde 1999, quando surgiu como associação, trabalha com o empoderamento de mulheres. Nos últimos 23 anos, capacitou mais de 500 mulheres, por meio de cursos de costura, artesanato, culinária, e inseriu cerca de 120 no mercado de trabalho. A personalidade jurídica da instituição foi alterada em 2007, pela atual presidente Edilamar Correia, mais conhecida como Dila. Para ela, as organizações da sociedade civil, "são um alongamento do braço do Estado no sentido de reduzir as dificuldades das camadas da sociedade em situação de vulnerabilidade socioeconômica". "O nosso objetivo é resgatar a dignidade e a cidadania das mulheres", acrescenta.

*Colaborou Jader Rezende

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  Coluna Capital S/A. Fotógrafas com Lula: fotógrafas que cobrirão a posse do novo presidente.
    Coluna Capital S/A. Fotógrafas com Lula: fotógrafas que cobrirão a posse do novo presidente. Foto: Reprodução
  •  Coluna Capital S/A. Leonardo Araujo de Assis.
    Coluna Capital S/A. Leonardo Araujo de Assis. Foto: Catu Cassio/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação