Manifestação

Bolsonaristas começam a deixar acampamento no QG do Exército no DF

O Correio percorreu o Setor Militar Urbano na manhã desta quarta-feira (28/12): quantidade de manifestantes a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) diminuiu

Rafaela Martins
postado em 28/12/2022 13:30 / atualizado em 28/12/2022 13:30
Presença de bolsonaristas no Quartel-General do Exército diminui -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
Presença de bolsonaristas no Quartel-General do Exército diminui - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão reunidos em frente ao Quartel General do Exército no Setor Militar Urbano (SMU) há quase dois meses. Porém, nos últimos dias, o número de barracas, carros e cidadãos diminuiu. Sem motivo aparente, o quantitativo de bolsonaristas causou estranhamento.

O Correio foi até o local do acampamento nesta quarta-feira (28/12) para verificar a situação. Em meio às chuvas, alguns apoiadores faziam churrasco, enquanto outros estavam em meio às vias com faixas de apoio e pedidos de intervenção militar e outros que praticavam atividade física e ações rotineiras.

No gramado ao lado da Praça dos Cristais, os carros deram lugar ao barro e as residências temporárias se transformaram em tacos de madeiras espalhados no chão. No momento de apuração da reportagem, um caminhão do Serviço Urbano de Limpeza (SLU) passou no local para recolher os resíduos.

Presença de bolsonaristas no Quartel-General do Exército diminui
Presença de bolsonaristas no Quartel-General do Exército diminui (foto: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Questionada sobre a quantidade de manifestantes que ainda estão no QG, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) disse, por meio de nota, que não faz levantamento de estimativa de público.

Fim do acampamento

O governador Ibaneis Rocha disse que a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) está em diálogo com o Exército para acelerar a desmobilização do acampamento de bolsonaristas instalado em frente ao QG da corporação.

O objetivo é que os manifestantes desocupem a área, voluntariamente, antes da cerimônia de posse do presidente eleito Lula. As declarações foram dadas após reunião com os futuros ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio Monteiro, e com o próximo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos, ocorrida na manhã de terça-feira (27/12).

  • Presença de bolsonaristas no Quartel-General do Exército diminui ED ALVES/CB/D.A.Press
  • Presença de bolsonaristas no Quartel-General do Exército diminui ED ALVES/CB/D.A.Press
  • Presença de bolsonaristas no Quartel-General do Exército diminui ED ALVES/CB/D.A.Press

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação