SERVIÇO

O que abre e fecha na capital neste fim de semana de virada do ano

Confira o funcionamento de serviços públicos no Distrito Federal entre 31 de dezembro e 1º de janeiro

João Carlos dos Santos*
postado em 30/12/2022 16:44 / atualizado em 30/12/2022 16:45
 (crédito:  Breno Fortes/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)

O último fim de semana de 2022 marca um momento agitado para os brasileiros. Em especial aqueles que moram ou visitam Brasília nesta data poderão ver de perto a cerimônia em que a faixa presidencial é transferida ao novo governo. O evento assume nova roupagem na terceira subida de rampa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a série de shows que acompanham a posse. O Festival do Futuro, que traz a capital artistas atuantes na campanha do candidato eleito, promete movimentar o Distrito Federal com o fluxo intenso de brasilienses e turistas.

Transporte Público

No sábado (31/12), o Metrô-DF irá operar das 5h30 às 2h do dia seguinte. Entretanto, embarque e desembarque nas estações terão funcionamento diferentes. Das 5h30 às 23h30, será permitido o embarque e o desembarque de passageiros em todas as estações. Das 23h30 às 2h, apenas as estações Central, Estrada Parque e Terminal Ceilândia estarão abertas para o embarque. O desembarque ocorrerá em todas as estações.

As linhas de ônibus funcionam com reforços em linhas circulares, em especial as que partem da rodoviária do Plano Piloto.

No domingo (1/1), quando ocorrerão as cerimônias de posse dos governantes eleitos, o funcionamento será das 9h às 2h de segunda-feira. No entanto, a operação seguirá especificações: das 9h às 22h, todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque; das 22h às 2h, somente a Estação Central estará aberta para embarque. O desembarque de usuários do transporte ocorrerá em todas as estações. Não será adotada a gratuidade no transporte público, como visto nas eleições gerais deste ano. Na segunda-feira, o funcionamento retoma à normalidade. Os ônibus se preparam para os eventos na Esplanada dos Ministérios com atenção a dispersão do público, conforme demanda.

Saúde

A Secretaria de Saúde do DF informou ao Correio que as emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião funcionam de maneira ininterrupta, em plantão 24h. A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) também não vai parar em virtude do feriado.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrem aos fins de semana, retornando na segundas-feiras (2/01).

Também não funcionam durante os finais de semana as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), farmácias de alto custo e os ambulatórios policlínicos, que voltam a funcionar na segunda. A Fundação Hemocentro fará atendimento das 7h às 12h no último dia do ano.

Secretaria de Justiça

Os serviços prestados pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) — como o Na Hora, Procon, o Conselho Tutelar, o Centro Integrado 18 de Maio e o Pró-vítima — não funcionarão presencialmente no fim de semana. A pasta informa que as demandas urgentes para o Conselho Tutelar podem ser registradas pelo telefone 125 ou pelo endereço de e-mail cisdeca@sejus.df.gov.br. Já as demandas urgentes do Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

Os Núcleos do Programa Pró-Vítima estarão fechados, mas funcionarão em regime de plantão. O contato pode ser feito pelos telefones indicados no site da Secretaria de Justiça do Distrito Federal.

Comércio

O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF) informa que o comércio vai funcionar até às 15h de sábado. As lojas não abrirão domingo e o expediente volta ao normal na segunda.

Água e luz

Não haverá expediente nos escritórios regionais e postos do Na Hora e da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). Para garantir o atendimento aos serviços essenciais, equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. O atendimento remoto será por meio do portal de serviços, agência virtual, aplicativo, site e pelo telefone 115.

As lojas de atendimento e a agência móvel da Neoenergia Brasília funcionarão normalmente. Os canais de atendimento virtuais e o plantão operacional da distribuidora seguirão disponíveis 24 horas, para prestar orientações, registrar e prestar atendimento.

Segurança

O policiamento e os batalhões da Polícia Militar (PMDF), assim como as delegacias da Polícia Civil (PCDF), incluindo a de Atendimento à Mulher (Deam) e a da Criança e do Adolescente (DCA), seguem em funcionamento 24 horas. Ocorrências podem ser registradas pelos números 190 e 197.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) disponibilizarão equipes de plantonistas 24 horas pelos telefones 199 ou 193.

Trânsito

O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) informa que as operações de fluidez no trânsito acontecerão normalmente nesta sexta-feira (30/12). No fim de semana, como de costume, as operações não serão realizadas.

Lazer

O funcionamento do Zoológico nos dias 31/12 e 1° de janeiro será normal, das 8h30 às 17h. Domingo, o Eixão do Lazer ficará aberto ao público de 6h às 18h. O Jardim Botânico não funcionará até segunda.

A Torre de TV reduz os horários de sábado e 10h às 16h e, no domngo, o mirante não abre.

O Planetário não abre na sexta e fim de semana de ano novo.

Quanto ao Centro Olímpico e Paralímpicos (COPs), as atividades voltam ao funcionamento normal em 12 de janeiro. 

 

*Estagiário sob supervisão de Patrick Selvatti

 

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.?



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação