PROGRAME-SE

Fim de semana atípico marca esta virada de ano para o brasiliense

O Correio levantou o que diz a meteorologia para este sábado (31/12) no Distrito Federal, alterações na mobilidade urbana na região central de Brasília e os serviços que fecharão ao público devido ao réveillon e a posse presidencial

Rafaela Martins
Patrick Selvatti
João Carlos dos Santos*
postado em 31/12/2022 07:00 / atualizado em 31/12/2022 07:28
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O fim de semana que marca a transição de 2022 para 2023 será agitado para quem mora ou visita Brasília. A virada de ano assume nova roupagem devido à posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Festival do Futuro, que traz a capital artistas atuantes na campanha do candidato eleito, promete movimentar o Distrito Federal com o fluxo intenso de brasilienses e turistas. Além disso, o réveillon será realizado pela primeira vez após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19.

Os brasilienses e turistas que chegaram têm um fim de semana peculiar para esta época do ano na capital federal. Com os acontecimentos se convergindo na área central de Brasília, mudanças no trânsito e operações táticas de segurança precisam ser observadas, assim como o que diz a meteorologia para estes dois dias agitados. No último dia do ano, a previsão do tempo segue indicando chuvas, céu nublado e rajadas de vento, seguindo o padrão observado ao longo do mês: em dezembro, o Distrito Federal registrou uma média de 25 dias com pancadas de chuva, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A meteorologista Andrea Ramos destacou que, mesmo com a abertura do sol na manhã de ontem, a tendência é que os brasilienses encarem um fim de semana típico do verão nesta virada de ano atípica. "Mesmo com a abertura do sol, o cidadão deve aguardar pancadas de chuvas. O DF está em estado de alerta", explicou ao Correio.

Em razão das fortes chuvas, especialmente dos últimos dez dias, o número de buracos aumentou bastante nas pistas do Distrito Federal. Nesta semana, operários da Novacap e integrantes do GDF Presente realizaram a recuperação asfáltica das vias principais da Esplanada, N1 e S1, que dão acesso ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e também à Câmara Legislativa. O trecho entre a Rodoviária e o Museu Nacional, por exemplo, estava bem danificado e foram necessárias cerca de 6,5 toneladas de massa asfáltica para executar o serviço. A medida se deveu à preparação para as festividades que serão realizadas no local, amanhã.

Para o Réveillon Brasília Viva 2023 e a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o trânsito no centro de Brasília está sofrendo alterações para evitar transtornos. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e a Polícia Militar do DF atuam com sinalização, controle, fiscalização de trânsito e apoio à travessia de pedestres. Hoje, das 17h às 2h, o tráfego de veículos na via de ligação entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Torre de TV será bloqueado nos dois sentidos. Como alternativa, o Detran-DF sugere o retorno na via de ligação entre a W3 Norte e a W3 Sul. Como sugestão de estacionamento, a recomendação é que se utilize o Parque da Cidade (estacionamentos 12 e 13), a Torre de TV, o Setor Hoteleiro Norte e Sul e as vagas do Brasil XXI. Para garantir maior segurança na passagem de pedestres, as equipes do Detran e da PMDF apoiarão a travessia e também trabalharão para coibir infrações, como alcoolemia e estacionamento irregular.

Em relação à segurança para motoristas e pedestres, os eventos serão monitorados pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 29 órgãos, instituições e agências do GDF voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização. Os locais contarão, ainda, com reforço do policiamento e ações pontuais, de forma a minimizar impactos de trânsito, principalmente na região central.

pri-3112-transito Transito posse
pri-3112-transito Transito posse (foto: Editoria de Arte)

TRANSPORTE PÚBLICO

Metrô

Hoje: opera das 5h30 às 2h.

- Até as 23h30 todas as estações funcionarão para embarque e desembarque. Deste horário até as 2h somente as estações Central, Estrada Parque e Terminal Ceilândia estarão abertas para embarque e o desembarque ocorrerá em todas as estações.

Amanhã: funciona das 9h às 2h. Até as 22h, todas as estações vão operar para embarque e desembarque. Deste horário até às 2h somente a Estação Central estará aberta para embarque. O desembarque ocorrerá em todas as estações.

Ônibus 

Hoje a amanhã: circulam com as tabelas usais para esses dias.

- Haverá aumento de viagens, de acordo com a demanda de passageiros.

- A circulação terá reforço especial nas linhas circulares de toda as regiões e da Rodoviária do Plano nos horários dos eventos.

SAÚDE

Emergências dos hospitais, odontológica do Hran, unidades de pronto atendimento (UPAs) e Casa de Parto de São Sebastião

Atendem 24h durante o fim de semana.

Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III)

Funcionam de forma ininterrupta hoje e amanhã

Caps dos tipos I e II, Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi)

Não abrem aos fins de semana.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Não atendem aos sábados e domingos.

Farmácias de alto custo

Não funcionam hoje e amanhã.

Ambulatórios policlínicos

Não abrem hoje e amanhã.

Hemocentro

Atendimento das 7h às 12h, apenas hoje. Amanhã estará fechado.

Serviço Veterinário Público

Não funciona nos fins de semana.

 

SEGURANÇA

Polícia Militar e Polícia Civil, incluindo Deam e DCA

Atendimento durante as 24 horas. Ocorrências podem ser registradas pelos números 190 e 197.

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Plantão durante as 24 horas do dia. Contatos pelos telefones 199 e 193, respectivamente.

 

SECRETARIA DE JUSTIÇA

Na Hora e Procon

Não funcionam presencialmente no fim de semana.

Conselho Tutelar

Também não opera no fim de semana. Demandas urgentes podem ser registradas pelo telefone 125 ou pelo e-mail cisdeca@sejus.df.gov.br.

Centro Integrado 18 de Maio

Não abre. Demandas urgentes serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

Núcleos do Pró-Vítima

Estarão fechados, mas funcionam em regime de plantão. O contato pode ser feito pelos telefones disponíveis no site www.sejus.df.gov.br/pro-vitima/.

COMÉRCIO, INCLUINDO OS SUPERMERCADOS

Hoje: funciona até as 15h.

Amanhã: não abre.

ENERGIA ELÉTRICA

- CEB: atendimento em sistema de plantão.

- Neoenergia: os canais de atendimento virtuais e o plantão estarão disponíveis 24 horas. Informações: (61) 3465-9318 (WhatsApp), aplicativo, site, redes sociais (enviar mensagem privada para @neoenergiabsb no Twitter) e telefone 116.

 

ÁGUA

A Caesb também estará em regime de plantão. O atendimento remoto pelo Portal de Serviços, a Agência Virtual, o aplicativo, o site da companhia e o telefone 115 funcionam ininterruptamente.


LAZER

Eixo do Lazer

Como ocorre em todos os domingos, ficará aberto ao público das 6h às 18h.

Jardim Zoológico

Aberto hoje e amanhã, das 8h30 às 17h. 

Jardim Botânico

Fechado no fim de semana e na segunda-feira.

Planetário

Fechado no fim de semana.

Torre de TV

Hoje, o mirante fica aberto das 10h às 16h e amanhã estará fechado.

Espaços públicos culturais

Todos que estão sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura estarão fechado hoje e amanhã.

Parques Ecológicos

Os que são geridos pelo Ibram estão abertos normalmente. Veja os horários:

Parque Ecológico Olhos d’Água: das 5h30 às 20h, sendo das 6h às 18h.

Parque Recreativo do Gama, Parques ecológicos do Paranoá, do Lago Norte, do Riacho Fundo, Areal e do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h.

Parques ecológicos Ezechias Heringer, Veredinha e Península Sul: das 6h às 22h.

 

*Estagiário sob supervisão de Patrick Selvatti e Malcia Afonso

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação