SERVIÇO

O que abre e fecha em Brasília neste domingo (1º/1)? Confira lista

Confira o funcionamento de serviços e espaços de lazer no Distrito Federal neste domingo (1º/1)

Correio Braziliense
postado em 01/01/2023 11:12 / atualizado em 01/01/2023 11:32
 (crédito:  Breno Fortes/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)

O primeiro dia de janeiro, em Brasília, é marcado pela festa da democracia. A cidade está lotada de pessoas vindas de todos os cantos do país e de diferentes lugares do mundo para ver Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomar posse. Em função da cerimônia e do feriado, alguns espaços de lazer e o setor de serviço estão fechados. 

Em compensação, o Festival do Futuro, com a participação de artistas de renome nacional e internacional agita o quadradinho de Goiás. No palco Elza Soares, começou por volta das, o espetáculo Brasília, capital de todos os ritmos, com seis DJs, dois poetas, 27 intérpretes e 35 músicos.

Os outros shows do festival vão ocorrer alternadamente entre os dois palcos, nos quais subirão grandes nomes da música brasileira, como Chico César, Zélia Duncan, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Odair José, Fernanda Takai, Pabllo Vittar, Marcelo Jeneci e Teresa Cristina.

Lazer

O funcionamento do Zoológico em 1° de janeiro será das 8h30 às 17h.

Eixão do Lazer ficará aberto ao público de 6h às 18h.

Parques estão funcionando normalmente. Confira os horários.

Parque Ecológico de Águas Claras: 5h às 22h

Parque Ecológico Olhos d’Água (das 6h às 18h, nos portões laterais): 5h30 às 20h

Parque Recreativo do Gama, Parque Ecológico do Paranoá, Parque Ecológico do Lago Norte, Parque Ecológico do Riacho Fundo, Parque Ecológico Areal, Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: 6h às 18h

Monumento Natural Dom Bosco, Parque Ecológico Sucupira, Parque Ecológico da Asa Sul, Parque Ecológico Cortado: 6h às 20h

Parque Ecológico Ezechias Heringer, Parque Ecológico Veredinha, Parque Ecológico Península Sul: 6h às 22h

Parque Ecológico Três Meninas: 7h às 18h

Parque Distrital das Copaíbas: 8h às 18h

O Jardim Botânico está fechado.

O mirante da Torre de TV está fechado neste domingo.

O Planetário não abre hoje (1º). 

Transporte Público

No domingo (1/1), o funcionamento será das 9h às 2h de segunda-feira (2/2). No entanto, a operação seguirá especificações: das 9h às 22h, todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque; das 22h às 2h, somente a Estação Central estará aberta para embarque. O desembarque de usuários do transporte ocorrerá em todas as estações. Na segunda-feira, o funcionamento retoma à normalidade. Os ônibus se preparam para os eventos na Esplanada dos Ministérios com atenção a dispersão do público, conforme demanda. 

Comércio

O Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF) informa que as lojas estão fechadas.  

Já os supermercados estão fechados, por conta de convenção coletiva.

Saúde

A Secretaria de Saúde do DF informou ao Correio que as emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião funcionam de maneira ininterrupta, em plantão 24h. A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) também não vai parar em virtude do feriado.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrem aos fins de semana, retornando na segundas-feiras (2/01).

Também não funcionam durante os finais de semana as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), farmácias de alto custo e os ambulatórios policlínicos, que voltam a funcionar na segunda. A Fundação Hemocentro fará atendimento das 7h às 12h no último dia do ano.

Secretaria de Justiça

Os serviços prestados pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) — como o Na Hora, Procon, o Conselho Tutelar, o Centro Integrado 18 de Maio e o Pró-vítima — não funcionarão presencialmente no fim de semana. A pasta informa que as demandas urgentes para o Conselho Tutelar podem ser registradas pelo telefone 125 ou pelo endereço de e-mail cisdeca@sejus.df.gov.br. Já as demandas urgentes do Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

Os Núcleos do Programa Pró-Vítima estarão fechados, mas funcionarão em regime de plantão. O contato pode ser feito pelos telefones indicados no site da Secretaria de Justiça do Distrito Federal.

 

Água e luz

Não haverá expediente nos escritórios regionais e postos do Na Hora e da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb). Para garantir o atendimento aos serviços essenciais, equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. O atendimento remoto será por meio do portal de serviços, agência virtual, aplicativo, site e pelo telefone 115.

As lojas de atendimento e a agência móvel da Neoenergia Brasília funcionarão normalmente. Os canais de atendimento virtuais e o plantão operacional da distribuidora seguirão disponíveis 24 horas, para prestar orientações, registrar e prestar atendimento.

Segurança

O policiamento e os batalhões da Polícia Militar (PMDF), assim como as delegacias da Polícia Civil (PCDF), incluindo a de Atendimento à Mulher (Deam) e a da Criança e do Adolescente (DCA), seguem em funcionamento 24 horas. Ocorrências podem ser registradas pelos números 190 e 197.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) disponibilizarão equipes de plantonistas 24 horas pelos telefones 199 ou 193. 

 

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe! 

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.?

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE