Inmet

Previsão do tempo: primeira semana de janeiro segue chuvosa no DF

Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas durante a primeira semana de janeiro. Nesta terça-feira (3/1), capital do país segue com alerta amarelo

Rafaela Martins
postado em 03/01/2023 10:00 / atualizado em 03/01/2023 10:01
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Com umidade relativa do ar elevada e altas temperaturas, o Distrito Federal terá um verão chuvoso. Para a primeira semana de janeiro, a previsão é que pancadas de chuvas, trovoadas, rajadas de vento e muitas nuvens ocorram na capital federal, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na manhã desta terça-feira (3/1), o céu amanheceu com muitas nuvens e a região administrativa do Gama já registrou chuvas nas primeiras horas. “A tendência é que o DF siga com esse padrão pelos próximos dias. Porém, onde estiver mais quente e úmido, as possibilidades de pancadas de chuva aumentam”, explicou a Meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.

A profissional também relatou que os brasilienses estão longe de presenciar um fenômeno chamado veranico — período de 7 a 10 dias sem chuvas, dentro de um quadro chuvoso. “O verão segue com aspectos bem definidos. Na primeira semana do ano persiste o padrão, por isso o instituto não prevê o que chamamos de veranico”, relatou.

Durante as primeiras horas desta terça-feira (3/1), os termômetros marcaram mínima de 18°C, podendo chegar aos 27°C nas horas mais quentes. Além disso, a umidade relativa do ar pode variar entre 95% e 55%.

Alerta amarelo

Atualmente, o Inmet segue com alerta amarelo no Distrito Federal, o que indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem ir de 40 a 60 km/h.

Além disso, o cidadão encara o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE