Exoneração

Anderson Torres é oficialmente exonerado da Secretaria de Segurança Pública

Medida foi publicada nesta segunda-feira (9/1), no Diário Oficial. Ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro foi demitido após ataques terroristas em Brasília

Correio Braziliense
postado em 09/01/2023 10:09 / atualizado em 09/01/2023 10:17
 (crédito: Alan Santos/PR)
(crédito: Alan Santos/PR)

A exoneração do secretário de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal, Anderson Torres, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (9/1). A decisão ocorreu após ataques terroristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília no domingo (8/1).

  • Exoneração Anderson Torres Reprodução DO/DF


Durante os ataques, o governador Ibaneis Rocha anunciou a demissão de Torres, que foi ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro (PL). A exoneração de Anderson Torres foi assinada por Ibaneis Rocha.

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a prisão de Anderson Torres por omissão na repressão aos ataques. Após os casos de vandalismo, ele divulgou uma nota negando conivência nos atos e os classificando como "barbárie".

Na madrugada desta segunda, Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) por 90 dias. O cargo será assumido pela vice, Celina Leão (PP).

Já o presidente Lula determinou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. O que significa que o governo federal será responsável pela área na capital e o interventor nomeado para o cargo é Ricardo Cappelli.

 

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE