Crime

Arma roubada da Presidência durante atos golpistas é recuperada

Na manhã desta terça-feira (10/1), a Polícia Militar do DF recuperou uma das armar roubadas durante os atos golpistas que ocorreram na Esplanada, no último domingo (8/1)

Rafaela Martins
postado em 10/01/2023 09:59 / atualizado em 10/01/2023 09:59
 (crédito: Crédito: PMDF)
(crédito: Crédito: PMDF)

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recuperou uma das armas roubadas durante atos antidemocráticos ocorridos na Esplanada dos Ministérios, no último domingo (8/1).

Por meio do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM), a corporação apreendeu um lançador de eletrodos (tipo Taser), encontrado na área verde do Eixo Monumental, na manhã desta terça-feira (10/1).

Segundo a PMDF, o armamento foi devolvido ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).

Golpes

Terroristas bolsonaristas tentaram, por meio da violência, abolir o Estado Democrático de Direito.  Aproveitando-se do fraco esquema de segurança montado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), os terroristas tentaram invadir e depredar as sedes dos Três Poderes: Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), no domingo (8/1).

Situação inédita na história do país, a ação resultou em milhares de registros de cenas de vandalismo golpista que correram o mundo. O resultado foi a intervenção federal na segurança do GDF, que agora está a cargo do interventor e secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli. O decreto foi assinado no começo da noite pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Pelo menos 300 pessoas foram presas pela Polícia Civil do DF, pela Polícia do Exército e também pela Polícia Legislativa.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE