Ataques extremistas

Dino defende lealdade de Múcio e das Forças Armadas contra atos terroristas

Ministro das Justiça anunciou ainda a chegada de cerca de 500 homens de forças de segurança de 10 estados para compor a Força Nacional no Distrito Federal

Rafaela Gonçalves
postado em 09/01/2023 17:27 / atualizado em 09/01/2023 17:39
 (crédito: Minervino Júnior/CB/DA.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/DA.Press)

Em entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (9/1), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, elogiou a atuação do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, diante dos ataques em prédios dos Três Poderes em Brasília ontem. Segundo ele, o colega teria optado por um caminho de diálogo e não pode ser condenado por isso.

“Quero fazer uma veemente defesa da correção, lealdade, sinceridade do ministro Múcio ao comandar uma das áreas mais difíceis do governo. Múcio optou por um caminho de diálogo com as instituições militares, e ele não pode ser condenado por isso”, reforçou Dino.

No comando da Defesa, Múcio vem sendo criticado por ter defendido uma solução negociada para desmobilizar os acampamentos de bolsonaristas radicais em frente aos quartéis. Na última semana, ao assumir a pasta, ele chegou a dizer que os acampamentos eram "uma demonstração da democracia" e afirmou que tinha amigos e parentes participando das manifestações.

Até o momento, cerca de 1,5 mil pessoas foram detidas e estão sendo interrogadas. Segundo o ministro da Justiça, o resultado dos esforços pode levar a julgamentos precipitados. “Eu prefiro acreditar que o ministro Múcio, nas condições difíceis em que ele atua, fez o máximo com sinceridade e com lealdade”, afirmou.

Reforço

Sobre o trabalho das Forças Armadas, o ministro afirmou que “as Forças Armadas Brasileiras até aqui se mantiveram fiéis à legalidade democrática, e isso é um evento que deve ser saudado e homenageado pelos democratas em nosso país”.

Dino anunciou ainda a chegada de cerca de 500 homens de forças de segurança de 10 estados para compor a Força Nacional no Distrito Federal, que dispõe, atualmente, de pouco mais de 300 agentes. “Esse contingente visa apoiar as providências que nós estamos adotando ao longo dessa semana, sobretudo na proteção à Esplanada, Praça dos Três Poderes. E, com isso, o contingente da polícia do Distrito Federal poderá retornar às suas funções normais”, ressaltou o ministro.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE