Segurança Pública

Ricardo Cappelli dispensa superintendente da PF no Distrito Federal

Secretário-executivo do Ministério da Justiça e interventor na segurança pública, Ricardo Cappeli, nomeou Cezar Luiz Busto de Souza para ocupar o cargo. Decisão foi publicada nesta terça-feira (10/1)

Rafaela Martins
postado em 10/01/2023 10:21 / atualizado em 10/01/2023 10:36
Durante a operação, foi preso um servidor da Polícia Federal em Montes Claros, apontado com envolvido e um dos principais favorecidos pelo esquema fraudulento  -  (crédito: Reprodução/PF )
Durante a operação, foi preso um servidor da Polícia Federal em Montes Claros, apontado com envolvido e um dos principais favorecidos pelo esquema fraudulento - (crédito: Reprodução/PF )

O Ministério da Justiça e Segurança Pública dispensou o superintendente da Polícia Federal no Distrito Federal, delegado Victor Cesar Carvalho dos Santos, na manhã desta terça-feira (10/1).

A portaria foi assinada pelo secretário-executivo do MJ, Ricardo Cappelli, que, desde domingo (8/1), é também interventor na segurança pública do DF. O documento também especifica que o novo superintendente será o delegado Cezar Luiz Busto de Souza.

Há 24 anos na Polícia Federal, o delegado já foi superintendente em Maringá (PR) e teve uma breve passagem pela Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor), em Brasília, durante 2021. O nome ainda não foi publicado no Diário Oficial da União.

Ministério da Justiça dispensa superintendente da PF no DF
Ministério da Justiça dispensa superintendente da PF no DF (foto: Material cedido ao Correio)

Investigações

O procurador-geral de Justiça do DF e Territórios (MPDFT), Georges Seigneur, encaminhou, na tarde de segunda-feira (9/1), duas recomendações que pedem afastamento provisório do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal em exercício, Fernando de Sousa Oliveira; do comandante-geral da Polícia Militar do DF, Fábio Augusto Vieira; do comandante operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Jorge Eduardo Naime Barreto; e do comandante do Pelotão de Choque, Gustavo Cunha de Souza.

Porém, o interventor federal da segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, se antecipou ao pedido do MPDFT e anunciou na tarde de segunda (9/1), que o coronel Klepter Rosa vai assumir o comando-geral da PMDF. Até o fechamento desta edição não havia uma definição sobre a permanência dos outros membros da cúpula da corporação.

Os pedidos foram encaminhados ao gabinete da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, e ao interventor da União na Segurança Pública do DF, Ricardo Capelli. O primeira, que pede o afastamento do titular da SSP, é assinado apenas por Seigneur. O pedido de afastamento dos comandantes foi feito em conjunto com os titulares da 1ª Promotoria de Justiça Militar, Nísio Tostes Filho, e da 3ª Promotoria de Justiça Militar, Flávio Augusto Milhomem.

  • Ministério da Justiça dispensa superintendente da PF no DF Material cedido ao Correio
  • Ministério da Justiça dispensa superintendente da PF no DF Material cedido ao Correio
  • Durante a operação, foi preso um servidor da Polícia Federal em Montes Claros, apontado com envolvido e um dos principais favorecidos pelo esquema fraudulento Reprodução/PF

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE