reconstrução

Pelo resgate do patrimônio histórico e cultural da capital do país

Especialistas reforçam que a destruição na Praça dos Três Poderes é um crime que afronta, diretamente, a cultura arquitetônica e urbanística

Ana Maria Pol
postado em 16/01/2023 06:00
 Dia seguinte após invasão dos terroristas ao Congresso Nacional -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
Dia seguinte após invasão dos terroristas ao Congresso Nacional - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

Com traços arrojados, monumentos arquitetônicos que detêm a maior área tombada do mundo e um legado que vai além do território verde e amarelo, Brasília iniciou um capítulo importante na história há mais de 35 anos, quando recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Ao figurar na lista como primeiro bem cultural contemporâneo, a cidade passou a ser um símbolo da identidade e memória para toda a humanidade. Diante disso, especialistas reforçam que a destruição intencional e direta desse patrimônio, como a ocorrida no ato terrorista de 8 de janeiro, que vandalizou prédios na Praça dos Três Poderes, é um crime que afronta, diretamente, a cultura arquitetônica e urbanística do mundo inteiro.

O Patrimônio Cultural de Brasília é composto por monumentos, edifícios ou sítios que têm valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. A compreensão da sua preservação reafirma a necessidade de políticas públicas capazes de assegurar a proteção desse acervo. O vice-presidente do Conselho Arquitetônico e Urbanístico do DF (CAU-DF), Pedro Grilo, lembra que Brasília é considerada a maior experiência urbanística do século 20. "O que caracteriza isso é a separação entre os edifícios e a malha viária, deixar um maior espaço para o verde", explica.

Pedro destaca que muitas cidades de outros países tentaram fazer um plano urbanístico semelhante, que valorizasse ainda mais o verde dos jardins, mas não tiveram sucesso. "Em termos de arquitetura, isso também se manifesta, porque os projetos de edifícios, principalmente de Oscar Niemeyer, trouxeram a característica racionalista. Os prédios e superquadras arejados são coisas únicas", diz. "Ter Brasília como patrimônio cultural é de fundamental importância, porque é um registro de uma época que teve apoio e contribuição do mundo inteiro", completa.

O arquiteto observa que os palácios depredados pelos vândalos no domingo não estavam sendo bem conservados. "Isso revela a necessidade de intervenções cada vez mais necessárias para não haver vazamento de água, recuperar a impermeabilização, melhorar a segurança de edifícios", alerta. 

Crime hediondo

O professor Cláudio José Pinheiro Villar de Queiroz, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB) afirma que o ataque ao patrimônio público da capital federal representa uma mancha em uma importante página da história do país. Cláudio relata que existem muitas cidades que se tornaram patrimônio histórico, mas para Brasília foi dado o título de patrimônio histórico e cultural. "Ouso dizer que é mais importante porque ao se tornar patrimônio cultural, a cidade passa a ser testemunho de uma história viva. O patrimônio é a admissão de algo culturalmente importante porque guarda uma expressão nacional", diz.

Cláudio assinala que nunca houve algo semelhante. "Tirando a destruição de Canudos ou a escravidão, o que aconteceu no domingo é um atentado muito perdido na história, não há nada que se compare e seja tão destrutivo, em termos de expressão histórica, quanto esse", analisa. O especialista chama a atenção para o vandalismo da arquitetura. "Para além das obras inestimáveis que tínhamos e foram perdidas, a própria arquitetura dos prédios foi, de alguma forma, depredada. Os vidros vieram de outro país porque não tínhamos como encontrá-los", exemplifica.

Para o especialista, o ato de destruição pode ser classificado como um crime hediondo. "As pessoas que fizeram isso foram possuídas por um pensamento ignóbil e fizeram o que a ignorância os permitiu fazer de melhor, que é o pior possível", completa.

A equipe de conservação e restauração de bens culturais do Museu do Senado, formada por Priscila Rocha, Raimundo Nonato e Carlos Senna, ficou responsável por avaliar o estado das peças destruídas pelos terroristas.

Valor inestimável

Moradora da Vila Planalto, a coordenadora do Movimento Guardiões de Brasília Patrimônio da Humanidade, Leiliane Rebouças, conta que o pai foi um dos milhares de candangos que vieram de pau-de-arara do Ceará, em 1958, para ajudar a construir Brasília. Ele trabalhou nas obras do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional, da Torre de TV e do Teatro Nacional Cláudio Santoro. "Foi com muita tristeza que vi a destruição criminosa dos monumentos tombados e dos móveis de design e bens artísticos de relevância internacional por esses vândalos, que se autodeclaram 'patriotas'. Esses bárbaros fanáticos de extrema direita destruíram o patrimônio do país", lamenta.

Leiliane avalia que a invasão da Praça dos Três Poderes é "inaceitável" e demonstra que houve negligência de autoridades. "Quem já participou de manifestações em Brasília sabe que não seria possível tamanho estrago sem que houvesse conivência na área de segurança. (...) Quem vai pagar os danos causados por pessoas que depredaram os palácios é o contribuinte brasileiro", salienta.

Marlova Noleto, diretora e representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Distrito Federal, reitera que ainda não há um cálculo finalizado das perdas. "Sabe-se que é bastante alto e, independentemente do valor financeiro, há o valor histórico, artístico e cultural inestimável, que não se resume apenas às obras de arte em si. Vale lembrar que os ataques aos conjuntos arquitetônicos causaram um prejuízo de valor elevado aos cofres públicos", pontua.

A representante da Unesco enfatiza que o compromisso na preservação do patrimônio é de todos. "Esses ataques impactam, e muito, a imagem e o sítio do patrimônio da Praça dos Três Poderes. Não é tão simples pensar que basta substituir um vidro ou uma viga e que vamos ter a situação resolvida. Nós temos que ver de que maneira ele foi projetado, pensado. São obras do Niemeyer de inestimável valor histórico e arquitetônico para a capital federal, para o país e para toda a humanidade", completa.

Após reunião com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, Marlova divulgou que a Unesco vai trabalhar em uma comissão, aliada à pasta, para acompanhar o trabalho de restauração. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  13/01/2023 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press Brasília- DF - Estragos do vandalismos no Congresso Nacional,  em destaque peças e obras danificadas do Museu do Senado Federal. Local - Laboratório de restauração, conservação e preservação do museu do Senado Federal. Equipe de conservação e restauração de bens culturais. Priscila Rocha, Raimundo Nonato (careca) e Carlos Senna.
    13/01/2023 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press Brasília- DF - Estragos do vandalismos no Congresso Nacional, em destaque peças e obras danificadas do Museu do Senado Federal. Local - Laboratório de restauração, conservação e preservação do museu do Senado Federal. Equipe de conservação e restauração de bens culturais. Priscila Rocha, Raimundo Nonato (careca) e Carlos Senna. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press
  •  13/01/2023 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press Brasília- DF - Estragos do vandalismos no Congresso Nacional,  em destaque peças e obras danificadas do Museu do Senado Federal. Local - Laboratório de restauração, conservação e preservação do museu do Senado Federal. Equipe de conservação e restauração de bens culturais. Priscila Rocha, Raimundo Nonato (careca) e Carlos Senna.
    13/01/2023 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press Brasília- DF - Estragos do vandalismos no Congresso Nacional, em destaque peças e obras danificadas do Museu do Senado Federal. Local - Laboratório de restauração, conservação e preservação do museu do Senado Federal. Equipe de conservação e restauração de bens culturais. Priscila Rocha, Raimundo Nonato (careca) e Carlos Senna. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press
  •  13/01/2023 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press Brasília- DF - Estragos do vandalismos no Congresso Nacional,  em destaque peças e obras danificadas do Museu do Senado Federal. Local Reserva Técnica do Museu do Senado Federal. Mesa da época do império no Século XIX que ficava na presidência do Senado Federal. Equipe de conservação e restauração de bens culturais. Priscila Rocha, Raimundo Nonato (careca) e Carlos Senna
    13/01/2023 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press Brasília- DF - Estragos do vandalismos no Congresso Nacional, em destaque peças e obras danificadas do Museu do Senado Federal. Local Reserva Técnica do Museu do Senado Federal. Mesa da época do império no Século XIX que ficava na presidência do Senado Federal. Equipe de conservação e restauração de bens culturais. Priscila Rocha, Raimundo Nonato (careca) e Carlos Senna Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press
  • Especialistas montam
    Especialistas montam "quebra-cabeça" para restaurar peças danificadas Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press
  • Rastros do vandalismo no Congresso. Em destaque, o tapete de Roberto Burle Marx sendo analisado por Priscila Rocha e Raimundo Nonato.
    Rastros do vandalismo no Congresso. Em destaque, o tapete de Roberto Burle Marx sendo analisado por Priscila Rocha e Raimundo Nonato. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press
  •  13/01/2023 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press Brasília- DF - Estragos do vandalismos no Congresso Nacional, reposição dos vidros.
    13/01/2023 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press Brasília- DF - Estragos do vandalismos no Congresso Nacional, reposição dos vidros. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press
  • Reposição dos vidros destruídos no ataque do dia 8 de janeiro
    Reposição dos vidros destruídos no ataque do dia 8 de janeiro Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação