ATOS TERRORISTAS

Moraes determina a prisão do ex-comandante da PM do DF após atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão do ex-comandante da PMDF Fabio Augusto Vieira, na tarde desta terça-feira (10/1)

Rafaela Martins
postado em 10/01/2023 15:49 / atualizado em 10/01/2023 17:21
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) coronel Fabio Augusto Vieira. Durante os atos antidemocráticos ocorridos no domingo (8/1) na Praça dos Três Podres, Fabio era o comandante da corporação.

O militar foi exonerado do cargo nesta segunda-feira (9/1) pelo interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli.

O governo federal, integrantes da Polícia Federal e do Judiciário têm creditado à PM do DF a responsabilidade pela invasão e destruição do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nomeação 

O interventor federal da segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, anunciou que o coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Klepter Rosa vai assumir o comando-geral da corporação. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou intervenção federal no DF até 31 de janeiro, e designou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Cappelli para a função. O ex-comandante-geral da PMDF era alvo de pedidos de afastamento por parte do procurador-geral do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur. Agora, Klepter assume a função de comandante-geral em meio à críticas sobre a atuação da corporação nos atos terroristas de domingo (8/1). Ele exercia a função de subcomandante da corporação.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE