Manifestação

Bolsonaristas marcam novos atos golpistas ao longo do país nesta quarta

Na convocação que circula pelas redes bolsonaristas, é informado que o ato é "pela retomada do poder" e promete ser "gigante"

Naum Giló
postado em 10/01/2023 23:16 / atualizado em 11/01/2023 00:47
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Após a depredação das sedes dos três poderes da República no último domingo (8/1) e da prisão de 1,5 mil extremistas apoiadores do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, circula nas redes bolsonaristas uma convocação para novas manifestações golpistas, nesta quarta-feira (11/1), em todas as capitais do país.

O banner compartilhado nas redes diz que o ato será “pela retomada do poder” e promete que será "gigante". Na imagem também estão indicados os locais em cada uma das capitais para a reunião dos extremistas. Em Brasília, o local marcado é a Esplanada dos Ministérios, que voltou a ser aberta na terça-feira (10/1). Em São Paulo (SP), a reunião deve ocorrer na Avenida Paulista e no Rio de Janeiro (RJ) na Praia de Copacabana. Todas as manifestações estão marcadas para iniciar às 18h.

Publicação convocando para nova manifestação extremista de bolsonaristas que não aceitam os resultados das eleições
Publicação convocando para nova manifestação extremista de bolsonaristas que não aceitam os resultados das eleições (foto: Redes sociais )
 

Terrorismo

Em ato terrorista, os prédios dos três poderes, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto, foram invadidos por vândalos no último domingo (8/1) deixando o rastro de muita destruição no patrimônio público e em obras de arte valiosas. O episódio resultou na prisão de 1,5 mil integrantes do movimento.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB) do cargo de governador do Distrito Federal por 90 dias. Moraes citou descaso e omissão por parte de Ibaneis em relação aos atos ocorridos no domingo, já que é o GDF o responsável pela segurança na capital. A Polícia de Militar (PMDF) é suspeita de conivência e omissão durante a invasão.

Alexandre de Moraes também determinou a prisão do ex-comandante da PMDF coronel Fabio Augusto Vieira. Durante os atos antidemocráticos ocorridos no domingo na Praça dos Três Podres, Fabio era o comandante da corporação.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE