Governo

Ex-nadadora Rebeca Gusmão é nomeada administradora do Parque da Cidade

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (17/1). Ela assume o lugar de Carlos Alberto Bougleux, que foi exonerado

Ana Maria Pol
postado em 17/01/2023 11:45 / atualizado em 17/01/2023 11:45
 (crédito: Reprodução Redes Sociais)
(crédito: Reprodução Redes Sociais)

A ex-nadadora brasiliense Rebeca Gusmão foi nomeada para exercer o cargo de administradora do Parque da Cidade Sarah Kubitschek. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (17/1). Ela assume o lugar de Carlos Alberto Bougleux, que foi exonerado. A indicação foi feita pelo atual chefe da pasta de Esporte e Lazer do DF, Julio Cesar Ribeiro.

Rebeca ganhou notoriedade no mundo do esporte entre 1990 e 2000, quando acumulou vitórias que fizeram dela uma promessa da natação brasileira. Porém, a trajetória sofreu um revés em 2007, quando foi flagrada em exame antidoping, com nível elevado de testosterona em duas ocasiões, a última delas após os jogos Pan-Americanos daquele mesmo ano, realizados no Rio de Janeiro. O resultado do exame custou à nadadora as medalhas conquistadas nos 50m e nos 100m livres.

Nesse mesmo evento, a atleta ainda foi acusada de trocar a amostra de sua urina por uma de outra pessoa. Porém, foi inocentada na Justiça. Em 2009, a Corte Arbitral do Esporte ratificou a decisão da Federação Internacional de Natação (Fina) de banir a nadadora Rebeca Gusmão do esporte. A Fina já havia decidido pela punição à brasiliense em um julgamento em setembro de 2008. Após a derrota na segunda apelação, Rebeca encerrou a carreira na natação e ficou proibida de participar de qualquer competição esportiva, independente da modalidade.

Agora, Rebeca luta para que a pena seja finalizada na Corte de Direitos Humanos, com a ajuda de sua advogada, Flávia Zanini. A trajetória da ex-atleta olímpica foi enredo do documentário O outro lado da história, dirigido por Renato Petit Caputo, que deve ser lançado ainda neste mês.

Nas eleições de 2022, Rebeca concorreu ao cargo de deputada distrital pela União Brasil, mas não conseguiu se eleger.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE