Atos Antidemocráticos

Detentas são soltas após chegada de presas por atos antidemocráticos

A saída aconteceu após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que concedeu a liberdade para receber presas suspeitas de participarem dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Ana Maria Pol
postado em 17/01/2023 13:33 / atualizado em 17/01/2023 13:33
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Nesta segunda-feira (16/1), 85 mulheres presas no regime semi-aberto da Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF) deixaram o presídio. A saída aconteceu após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que concedeu a liberdade para receber presas suspeitas de participarem dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

O requerimento de concessão de liberdade foi encaminhado pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e da Defensoria Pública da União (DPU) na última sexta-feira (13/1). Ao todo, 490 mulheres foram detidas, o que aumentou em cerca de 90% a população carcerária feminina. De acordo com o documento encaminhado, o déficit de vagas determina a saída antecipada de sentenciado no regime.

A decisão do STF prevê que as 85 mulheres soltas, que atualmente já usufruem do benefício do trabalho externo, serão rigorosamente monitoradas por meio de tornozeleiras eletrônicas. De acordo com o documento, a liberdade eletronicamente monitorada ao sentenciado que sai antecipadamente não impede o natural cumprimento da pena e sua fiscalização. Na decisão, o ministro define que, em 90 dias, a situação prisional delas será revista pelo judiciário.

Na Medida Cautelar, a Corte reconheceu a ilegitimidade do cumprimento de pena em regime mais grave que o imposto na sentença, em razão da ausência de vaga no presídio, a fim de equacionar os problemas. Além disso, a decisão prevê que a medida pode ocasionar a melhor acomodação das internas.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE