Novidade

IPVA do ano corrente não precisará ser pago para transferência de veículo

Medida foi anunciada pela governadora em exercício, Celina Leão (PP), durante encontro com representantes de concessionárias de automóveis. Proposta visa movimentar mercado de compra e venda de veículos na capital federal

Correio Braziliense
postado em 17/01/2023 19:08 / atualizado em 17/01/2023 19:08
Medida tem como foco os veículos usados, segundo gestor da Seplad. -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Medida tem como foco os veículos usados, segundo gestor da Seplad. - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Nesta terça-feira (17/1), a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), anunciou que não será necessário quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano corrente para realizar a transferência da titularidade.

A medida foi anunciada durante um encontro de Celina com representantes de concessionárias de automóveis. De acordo com a governadora, o atendimento ao pedido acontece, pois o setor é um dos que “impulsiona o comércio e a economia”.

Secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha afirmou que a medida será regulamentada o mais rápido possível. “O pedido é possível de ser atendido, vem em boa hora e vamos dar prosseguimento aqui no governo”, prometeu.

Para o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), Ney Ferraz, o foco principal da medida são os veículos usados. Ainda de acordo com o titular da Seplad, as concessionárias pedem essa medida para fomentar as vendas nos primeiros meses do ano. “Janeiro e fevereiro são os meses em que se inicia o pagamento parcelado do IPVA e isso fazia com que as pessoas tivessem dificuldade para utilizar o veículo usado para dar de entrada em uma nova aquisição”, destacou.

A medida foi autorizada pelo governo, que estuda agora o melhor ordenamento jurídico para colocá-la em prática o quanto antes.

Com informações da Agência Brasília

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE