Evolução

Menino picado por escorpião no DF acorda e tem reações em UTI de hospital

Thomas Caitano, de 2 anos, consegue mexer as pernas, apertar a mão da equipe médica. Criança foi picada por escorpião em casa na madrugada do ano novo

Pedro Marra
postado em 19/01/2023 23:21
Thomas Caitano, 2 anos, apresenta melhora após ser picado por escorpião -  (crédito: Reprodução/Redes sociais)
Thomas Caitano, 2 anos, apresenta melhora após ser picado por escorpião - (crédito: Reprodução/Redes sociais)

O pequeno Thomas Caitano, de 2 anos, — picado por um escorpião em casa durante o réveillon, em Arniqueira — apresentou melhoras ao acordar, nesta quinta-feira (19/1), na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital privado. O comunicado foi dado em rede social da mãe do garoto, a jornalista Adriana Caitano, 36, que relatou da felicidade de ver o filho acordando e mexendo as pernas.

A jornalista relata também que Thomas reage quando falam com ele, que tenta impedir que troquem a fralda. "Estamos aprendendo a comemorar cada pequena vitória como se fosse a primeira vez. E é emocionante! O choro está solto, mas agora de pura alegria", comemorou Adriana.

Sedação retirada

Outra evolução no quadro clínico de Thomas foi a retirada da sedação pela veia. Agora, os profissionais de saúde dão remédios via sonda para o menino não sentir dor e ficar calmo. Mesmo que abra os olhos, a criança não vai puxar o tubo e os acessos.

O paciente segue intubado, mas aos poucos os médicos fazem testes para a criança não precisar mais do oxigênio. "Não tiraram de uma vez para não correr o risco de ele acordar, não conseguir respirar direito e ter que ser intubado de novo. Ninguém quer isso. Não temos pressa", comentou a mãe.

  • Comunicado família de Thomas Caitano, picado por escorpião no DF Reprodução/Redes sociais
  • Comunicado família de Thomas Caitano, picado por escorpião no DF Reprodução/Redes sociais
  • Comunicado família de Thomas Caitano, picado por escorpião no DF Reprodução/Redes sociais
  • Thomas Caitano, 2 anos, apresenta melhora após ser picado por escorpião Reprodução/Redes sociais

Sobre o estado do cérebro do pequeno, os sangramentos ainda estão lá, mas não oferecem risco, tanto que os médicos neurologistas liberaram a sedação para mexer o corpinho de Thomas para os lados e fazer fisioterapia.

Até essa quarta-feira (18/1), o menino não tinha saído da posição de barriga para cima nenhuma vez desde que chegou à UTI durante a madrugada do ano novo. Esse procedimento faz parte das "medidas neuroprotetoras", que ajudaram a diminuir o inchaço (edema) cerebral, pois somente nesta quinta-feira que foi possível ver como está a cabeça por trás.

"Enfim, por aqui é só alegria. Certamente nos próximos dias teremos notícias do sorriso tão esperado! Abraço carinhoso e agradecido", concluem os pais da criança.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE