Operação

"Não há nada que possa me ligar aos golpistas", diz Ibaneis após operação

Após operação da PGR e PF, governador afastado diz que não há nada que possa ligá-lo aos golpistas que atacaram os prédios do Congresso Nacional, Planalto e STF. Defesa foi publicada em sua conta pessoal nas redes sociais

Pablo Giovanni*
postado em 20/01/2023 18:17 / atualizado em 20/01/2023 18:40
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

Em suas redes sociais, o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) se posicionou após busca e apreensão na residência, gabinete do Palácio do Buriti e no escritório dele, na tarde desta sexta-feira (20/1). De acordo com o emebedista, “não há nada que possa me ligar aos atos golpistas que atacaram os Três Poderes”.

Segundo o chefe do Executivo local afastado, a operação da Procuradoria-Geral da República (PGR) em conjunto com a Polícia Federal vai mostrar a inocência dele nos atos que destruíram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF). “A operação realizada em minha casa, no meu gabinete e até no escritório do qual estou licenciado há mais de 4 anos vai mostrar minha completa inocência em relação aos lamentáveis fatos do último dia 8 de janeiro”, disse.

“Não há nada que possa me ligar aos golpistas que atacaram os três Poderes. Eu sempre me comportei de modo a colaborar com as investigações e mantenho a mesma postura. Cheguei a fazer um depoimento espontâneo à Polícia Federal, mostrando que não há o que temer”, salientou Rocha.

Por fim, Ibaneis disse que mantém a fé no sistema judiciário e que espera que tudo seja esclarecido para que ele possa voltar à chefia do governo local. Ele detalhou que segue à disposição da Justiça. “Estou afastado do Distrito Federal exatamente para que o trabalho dos policiais e da Justiça transcorra sem qualquer óbice, sempre à disposição para novos esclarecimentos”, completou o chefe do Executivo local afastado.

Busca e apreensão

Ibaneis Rocha foi alvo de mandado de busca e apreensão na tarde desta sexta-feira (20/1). A Procuradoria-Geral da República (PGR) é responsável por cumprir cinco mandados contra Ibaneis e também contra o ex-secretário executivo de Segurança Pública do DF, Fernando de Souza Oliveira. A PF também participa da operação. Mandados também estão sendo cumpridos no Palácio do Buriti.

Ibaneis Rocha e Fernando Oliveira são investigados no inquérito que apura a conduta de autoridades durante os atos terroristas que aconteceram na Praça dos Três Poderes no último dia 8 de janeiro. A solicitação para investigar o ex-governador e o ex-secretário executivo veio do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR e foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele está afastado do cargo desde a madrugada do dia 9 de janeiro, quando Moraes determinou o seu afastamento por 90 dias. A defesa do governador afastado trabalha para que o ele possa retornar ao cargo o quanto antes.

*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE