Mente

"Vivemos, hoje, uma sobrecarga de informações", afirma psicóloga

Em entrevista ao C.B.Saúde, a especialista em mindfulness Carla Fragomeni ressalta que o cérebro não comporta essa carga excessiva de conteúdo. "É como se sofrêssemos uma enxurrada de influências o tempo inteiro", explica

Arthur de Souza
postado em 26/01/2023 16:39 / atualizado em 29/01/2023 14:56
Carla Fragomeni também disse que é muito importante, para os pais, monitorar o que os filhos fazem nas redes. -  (crédito:  Mariana Lins )
Carla Fragomeni também disse que é muito importante, para os pais, monitorar o que os filhos fazem nas redes. - (crédito: Mariana Lins )

Termo bastante utilizado atualmente, a nomofobia é o medo irracional de ficar sem o acesso ao telefone celular. Para conversar sobre essa e outras doenças virtuais e a vida nas redes, o programa CB.Saúde — parceria do Correio com a TV Brasília — recebeu, nesta quinta-feira (26/1), a psicóloga e professora de mindfulness Carla Fragomeni.

“[A nomofobia] É muito presente hoje, sobretudo nos jovens. Quem não é dessa geração nativa da internet e da tecnologia é menos submetido a esse mal. Mas quem nasceu nesse contexto, realmente, pode ficar muito angustiado quando está sem conexão com a internet ou sem celular”, destacou a especialista.

Ao jornalista Samuel Calado, Carla Fragomeni também falou sobre como os pais podem trabalhar no controle dos filhos, durante o uso das redes sociais. “É muito importante monitorar, o complicado é que eles (adolescentes) não permitem e sabem mais de tecnologia do que nós, muitas vezes. O ideal é que se monitore e converse com o filho sobre o que ele está fazendo, explicando os perigos”, alertou a psicóloga.

A especialista explicou, ainda, o que é o mindfulness. “É um estado, uma forma de se estar no mundo. É quando nós estamos plenamente presentes no momento”, detalhou. “Quando estamos abertos a nos percebermos, a gente vai conseguindo se regular, através dos acontecimentos e das dificuldades, trazidas pela vida”, ressaltou Carla.

Assista a entrevista na íntegra:

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE