ENTRE OS EIXOS DO DF

"Cenário que se constrói é preocupante", diz vice-presidente da Fibra

Para Pedro Verano, da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), o DF não consegue oferecer empregos em volume suficiente para atender à crescente massa populacional

Raphael Pati*
postado em 30/01/2023 17:24
Vice-presidente da Fibra DF, Pedro Henrique Verano no evento Entre os Eixos do DF -  (crédito: Khalil Santos/CB/D.A. Press)
Vice-presidente da Fibra DF, Pedro Henrique Verano no evento Entre os Eixos do DF - (crédito: Khalil Santos/CB/D.A. Press)

Mesmo com a localização favorável e a vantagem de ser a sede dos Poderes da República, o Distrito Federal pode viver tempos sombrios na economia, de acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Pedro Henrique Verano. Durante o evento Entre os Eixos do DF, promovido pelo Correio Braziliense, nesta segunda-feira (30/1), o líder empresário demonstrou preocupação com o cenário da indústria local.

  • Whey protein Max Titanium sabor baunilha Divulgação
  • Vice-presidente da Fibra DF, Pedro Henrique Verano no evento Entre os Eixos do DF Khalil Santos/CB/D.A. Press
  • Vice-presidente da Fibra DF, Pedro Henrique Verano, no evento Entre os Eixos do DF Khalil Santos/CB/D.A. Press
  • Vice-presidente da Fibra DF, Pedro Henrique Verano no evento Entre os Eixos do DF Khalil Santos/CB/D.A. Press
 

“Por décadas, a economia do DF teve segurança e pode apoiar nas necessidades dos governos, para gerar a nossa riqueza e empregos. Porém, o cenário que se constrói para os próximos anos é preocupante. O estado contrata cada vez menos, já não consegue fornecer empregos em volume suficiente para atender a crescente massa populacional do DF e do entorno”, apontou o vice-presidente da Fibra.

Na visão de Pedro Verano, os avanços tecnológicos e logísticos fizeram com que as compras realizadas pelas instâncias do poder público pudessem ser feitas por meio de fornecedores em qualquer ponto do país, reduzindo a vantagem geográfica que as empresas do DF, até certo ponto, possuíam.

“Permitimos que a administração pública fosse a nossa principal fonte de desenvolvimento econômico e nós apostamos quase todas as nossas fichas — tanto os empresários, como o GDF — e deixamos de lado o desenvolvimento de outros setores, que poderiam , em paralelo, gerar renda e emprego para a nossa cidade”, avaliou.

Na sequência, o vice-presidente ainda destacou que Brasília precisa “repensar com urgência” o desenvolvimento econômico e incluir como pauta prioritária a construção de uma autonomia financeira.

“O caminho para a mudança da matriz econômica do DF está na indústria. A indústria é o setor que tem por característica, alavancar o desenvolvimento de toda categoria produtiva. Quando a indústria de uma região cresce, mudanças sistemáticas e profundas ocorrem na área tecnológica, gerando impactos positivos no emprego, na renda e na geração de riquezas”, completou.

Entre os Eixos do DF

Com transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais (Facebook, Twitter e YouTube), o Correio Braziliense promove, nesta segunda-feira (30/1), o Entre os Eixos do DF. O evento reúne representantes do governo, políticos e empresários de diferentes setores para debater temas relacionados à economia, sustentabilidade e qualidade de vida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

*Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE