Trabalho

DF tem queda na taxa de desemprego para 15,6% em 2022, segundo IPEDF

Em 2021,o registro foi de 18%. Os dados foram divulgados pelo IPEDF e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), nesta terça-feira (31/1)

Correio Braziliense
postado em 31/01/2023 14:05 / atualizado em 31/01/2023 14:06
 (crédito: Ana Volpe/Agência Senado)
(crédito: Ana Volpe/Agência Senado)

O Distrito Federal registrou uma queda na taxa de desemprego para 15,6% no ano passado em comparação com 2021, que apresentou 18%. Os dados são do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que divulgaram, nesta terça-feira (31/1), os resultados das pesquisas de Emprego e Desemprego (PED) do DF, da Periferia Metropolitana de Brasília (PMB) e da Área Metropolitana de Brasília (AMB) referentes a dezembro, além do balanço do mercado de trabalho nas regiões em 2022.

Segundo a pesquisa, a população ocupada do DF foi contabilizada em 1,395 milhão de pessoas, representando 3,2% a mais do que a registrada em 2021. O aumento é em razão da ampliação de postos de trabalho nos setores de Serviços, com mais de 42 mil vagas de emprego, e de Comércio e reparação, com 5 mil.

Em dezembro do ano passado, a taxa de desemprego do DF ficou em 14,8%, indicando queda em relação ao mesmo mês de 2021 (15,9%). De acordo com o documento divulgado, o resultado foi devido aos 15 mil postos de trabalho a mais, especialmente nos setores de Serviços (23 mil) e Comércio e reparação (5 mil). Além disso, no período, houve também um aumento de 8 mil assalariados nos setores público e privado com carteira assinada e de 6 mil empregadores, donos de negócio familiar, trabalhadores familiares sem remuneração, profissionais liberais e outras posições.

Na AMB, a taxa de desemprego também diminuiu. A pesquisa indicou queda de 17,1% em dezembro de 2021 para 15,7% em dezembro de 2022, como resultado dos 34 mil postos de trabalho a mais. O aumento de vagas de trabalho nos setores de Serviços e Comércio e reparação compensaram as reduções ocorridas na Construção e na Indústria de transformação, segundo o estudo.

Trabalho no entorno de Brasília

Conforme indicado pela PMB, a taxa de desemprego nas periferias passou de 20,1% para 18,2% entre dezembro de 2021 e 2022, respectivamente. O estudo mostra que o fato se deu em decorrência dos 19 mil postos de trabalho a mais, com destaque para os setores de Serviços (14 mil) e Comércio e reparação (5 mil). Os 12 municípios goianos que compõem a PMB são Águas Lindas, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso.

Com informações do IPE-DF

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE