Jornal Correio Braziliense

Mobilidade urbana

Trânsito na Esplanada dos Ministérios é liberado após atos de vandalismo

Tráfego de veículos e pedestres na Esplanada foi liberado pela PMDF às 18h desta terça-feira. Área estava fechada para receber ato bolsonarista, que resultou em vandalismo

A Esplanada dos Ministérios foi liberada, às 18h desta terça-feira (10/1), pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) após estar fechada para receber os protestos bolsonaristas no último domingo (8/1), que resultaram em cenas de vandalismo

O tráfego de veículos e pedestres foi autorizado nas vias S1 (sentido Congresso Nacional) e N1 (sentido Rodoviária do Plano Piloto). As vias estavam fechadas desde o último sábado (7/1) para os atos bolsonaristas.

Naquele momento, as vias S1, a partir da Rodoviária, e N1, da altura da L4 Norte ao Teatro Nacional, haviam sido interditadas para receberem os protestos previstos para o dia seguinte. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP), foi necessário fazer o fechamento da Esplanada dos Ministérios para garantia da segurança e atuação das forças de segurança.

Ibaneis e Torre podem pagar por danos ao patrimônio

O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pode ter de pagar pelos danos ao patrimônio da União, depredados pelos terroristas bolsonaristas que invadiram as sedes dos Três Poderes, no domingo. O Tribunal de Contas da União (TCU) avalia a possibilidade de realizar a cobrança, que se estende ao ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, devido ao GDF não ter mobilizado contingente suficiente para evitar que os criminosos chegassem à Esplanada dos Ministérios.

O TCU está colaborando na identificação dos responsáveis pelos prejuízos causados nos edifícios dos poderes da União — tanto no que se refere aos danos na infra-estrutura, quando nos bens históricos e obras de arte que compunham o acervo do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso, vandalizados ou roubados. Ibaneis e Torres deverão ressarcir o poder público com seus bens pessoais, "assim como os demais golpistas que forem identificados" — salientou uma fonte do TCU.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.