Entrevista

Secretário Cristiano Araújo vê potencial turístico internacional no DF

Ex-distrital e atual secretário de Turismo do DF fala ao CB Poder sobre projetos para incrementar o setor na capital do país

Pablo Giovanni
postado em 02/02/2023 22:56 / atualizado em 02/02/2023 23:05
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Um dos primeiros nomes a serem confirmados no governo de 2023, o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, foi o entrevistado, nesta quinta-feira (2/2), do CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília. Durante o programa, o ex-deputado distrital elencou o potencial da capital do país como cidade turística, a exemplos de outras importantes cidades pelo mundo. 

“É uma oportunidade que eu vejo como muito positiva, porque o turismo é a economia das grandes cidades do mundo. Brasília tem tudo para se tornar uma dessas cidades no país, no que diz respeito ao turismo. Nós temos hoje uma grande rede hoteleira. Nós estamos preparados para receber o turista aqui no Distrito Federal. Estou entusiasmado com essa missão dada pelo governador a mim”, disse à repórter Talita de Souza.

 

Brasília deve receber, na próxima semana, secretários de Turismo de todos os estados. Cristiano afirmou à jornalista que negociou a vinda do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) a Brasília durante o período que estava consolidando o seu nome na pasta, em dezembro passado.

“Tive a aproximação com o atual presidente do fórum, Fabrício Amaral, em uma articulação para me tornar secretário de Turismo do DF. Disse a ele que se fosse secretário, eu queria fazer a primeira reunião de 2023 do fórum aqui no Distrito Federal. Dito e feito. Dia 6 vou receber todos os secretários. Até o momento, são 28 confirmados. À noite, vou levá-los à Torre Digital para jantar e divulgar aquele monumento belíssimo”, anunciou.

Casa de Artesão de Planaltina

No final do ano passado, a Casa do Artesão de Planaltina — um dos destinos de muitos brasilienses — estava correndo risco de desabamento. De acordo com Araújo, ele determinou que uma equipe da pasta fosse encaminhada para o local para verificar o local. “Eles (a equipe) disseram que a situação estava muito crítica. De pronto liguei ao presidente da Novacap, Fernando Leite, e pedi para que ele mandasse uma equipe lá para tapumar. Lá é um patrimônio tombado temporário — esse é o termo que usam, e houve uma emenda do deputado Chico Vigilante (PT) lá atrás para poder fazer um novo projeto da casa”, contou.

“Lembrando que por ser um patrimônio tombado, nós temos que obedecer aquelas regras do tombamento, então não podemos fugir muito do que foi tombado. Nós já marcamos para o dia 27 uma consulta pública para ouvir a comunidade, e o administrador de Planaltina está coordenando esse encontro. Vamos levar o projeto, porque nele já foi colocado recurso público com a emenda do deputado. Tendo aval da população, tocarei esse assunto com a maior urgência”, completou.

Assista o CB.Poder na íntegra

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE