CLDF

CPI dos Atos Antidemocráticos aprova quebra de sigilo e lista de convocados

Integrantes da CPI dos Atos Antidemocráticos aprovaram a quebra de sigilo telefônico do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres

Suzano Almeida
postado em 14/02/2023 12:18 / atualizado em 14/02/2023 12:52
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Integrantes da CPI dos Atos Antidemocráticos aprovaram a quebra de sigilo telefônico do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres. Além disso, os deputados aprovaram a convocação de quem deverá prestar esclarecimentos sobre a conduta no cargo em 8 de janeiro, quando bolsonaristas extremistas invadiram e destruíram objetos no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Na lista estão Anderson Torres e o também ex-secretário de Segurança, Júlio Danilo, para prestar depoimento sobre os atos de 12 de dezembro e do esquema de segurança para a posse de Lula.

Em relação aos integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), serão convocados o coronel Jorge Eduardo Naime, então comandante de operações da polícia em 8 de janeiro; o coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, que mudou, na noite anterior aos ataques, o horário de concentração e saída de policiais escalados para trabalhar na segurança da Esplanada; além do ex-comandante-geral da PM, Fábio Augusto (veja lista completa no fim desta reportagem)

São titulares da CPI dos Atos Antidemocráticos dos deputados Chico Vigilante (PT), presidente; Jaqueline Silva (sem partido), vice-presidente; Hermeto (MDB), relator; Joaquim Roriz Neto (PL); Fábio Felix (PSol); Robério Negreiros (PSD); e Pastor Daniel de Castro (PP).

As reuniões ocorrerão todas às quintas, às 10h, no Plenário da Casa. Em 30 de março será apresentado o calendário de trabalhos do mês de abril.

Lista completa de convocados

  1. Ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), Fernando de Sousa Oliveira;
  2. Ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Fábio Augusto Vieira;
  3. Ex-secretário de Segurança Pública, Fernando de Souza Oliveira;
  4. Ex-subsecretária de inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Marília Ferreira;
  5. Ex-secretário de Estado de Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres;
  6. Antônio Cláudio Alves, responsável por quebrar o relógio histórico no Palácio do Planalto;
  7. Ex-secretário de Estado de Segurança Pública do DF, Júlio de Souza Danilo;
  8. Coronel Jorge Eduardo Naime;
  9. Coronel da PMDF Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues;
  10. Tenente-Coronel da PMDF Jorge Henrique da Silva Pinto. 

Colaborou Pablo Giovanni.

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE