Carnaval 2023

Saúde do DF preparou medidas especiais e reforço para o carnaval

Tendas do Samu na Torre de TV, distribuição de preservativos nas UPAs e reforço nas equipes são algumas das medidas adotadas pela pasta

Correio Braziliense
postado em 15/02/2023 10:43 / atualizado em 15/02/2023 10:43
 (crédito:  Foto: Divulgação/Ascom Saúde)
(crédito: Foto: Divulgação/Ascom Saúde)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal preparou um esquema especial para o feriado de carnaval. Reforço de equipes, tendas em locais estratégicos e distribuição de preservativo nas unidades de pronto atendimento (UPA 24h) são algumas das medidas tomadas pela pasta.

Entre domingo (19/2) e terça-feira (21/2), as tendas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão na Torre de TV e no Parque da Cidade para atender casos leves. A equipe do Samu que atende pelo número 192 também será reforçada. 

Casos de maior gravidade devem se dirigir ao Hospital de Base. “Se a pessoa estiver próxima e torcer o pé, por exemplo, deve ir para essa unidade”, afirma a coordenadora da Rede de Urgências e Emergências da Secretaria de Saúde, Thaís Braga.

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) é indicado para clínicas médicas, como alcoolemia, diarreia, desidratação, infecções intestinais e pontos em pequenos cortes. Demandas de pediatria e ginecologia na região central devem ser encaminhadas para o Hospital Materno-Infantil.

A coordenadora destaca que o atendimento inicial deve ser realizado nas unidades de pronto atendimento (UPAs). Por lá, também serão distribuídos preservativos masculinos e femininos. Thaís ressalta que caso uma pessoa tenha o contato íntimo desprotegido deve buscar, em até 72 horas, a profilaxia pós-exposição (PEP) de hepatites, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O atendimento está disponível em toda a rede de saúde.

O Distrito Federal conta com 13 unidades de pronto atendimento e 13 hospitais com portas abertas de emergências. Os endereços podem ser consultados no site do Iges e da Secretária de Saúde

Cuidados na folia

As ações da Saúde vão auxiliar quem buscar ajuda, mas a secretaria alerta para os cuidados para evitar algum mal-estar. “O principal cuidado antes de sair de casa é escolher uma roupa ou uma fantasia que seja leve e confortável”, alerta a médica Camila Monteiro Damasceno, da Referência Técnica Distrital de Medicina da Família.

Camila destaca que é importante estar bem hidratado e dar preferência a comidas leves, ou seja, que não sejam gordurosas e de difícil digestão. Quem ingerir bebidas alcoólicas deve evitar misturar com energético e alternar o consumo do álcool com água, mantendo o corpo hidratado. “A pessoa tem que atentar para quantidade e rapidez com que toma a bebida alcoólica”, ressalta.

Outro cuidado é com o uso de pomadas ou ceras modeladoras para fazer tranças e penteados. “Esse produto fica no cabelo e, com chuva ou suor, pode escorrer e cair no olho, causando conjuntivite e até risco de cegueira”, reforça a médica. 

A orientação é procurar o serviço de emergência oftalmológico o mais rápido possível.

 Com informações da Agência Brasília. 

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE