Política

Izalci Lucas rebate fala de Flavio Dino sobre o reajuste para policiais

Ao ser perguntado sobre o reajuste para policiais, durante a cerimônia de posse do diretor-geral da PRF, o ministro Flávio Dino, respondeu que "Deus proverá''.

Correio Braziliense
postado em 16/02/2023 10:48 / atualizado em 16/02/2023 10:48
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

senador Izalci Lucas (PSDB/DF) rebateu a fala do ministro da justiça Flávio Dino sobre o reajuste para policiais durante uma entrevista. O momento ao qual o parlamentar se refere é a frase que o ministro disse durante a cerimônia de posse do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Oliveira, em 8 de fevereiro. 

"Não há uma só reunião em que a senhora governadora em exercício Celina Leão, o diretor geral da Policia Federal, Andrei Rodrigues, e Antonio Fernando não me perguntem sobre o aumento. (...) É verdade e eu já vou pronto para responder que deus proverá", disse o ministro, durante o evento. 

Para Izalci, Dino demonstrou desconhecimento da situação pela qual passam as forças de segurança do Distrito Federal. "Vi [a fala] com muita preocupação. Mostrou não só desconhecimento da situação como também foi desrespeitoso com a categoria e com os cristãos brasileiros. Ele sabe perfeitamente que cabe ao Governo Federal a solução desse problema que há muito se arrasta", destacou. 

De acordo com o senador, o efetivo da Policia Militar no DF deveria ser de 18.673 policiais, mas hoje a corporação trabalha com 10.582 policiais. Desses, 7.800 estão nas ruas, enquanto os demais estão em atividade meio, sendo que cerca de 800 afastados por problemas de saúde.

"Além disso, o trabalho voluntário remunerado daqueles que já estão na reserva não é atrativo porque a tributação em cima do auxílio que recebem é muito alta (...). Na Polícia Civil, a situação também é ruim. Deveríamos ter 8.969 servidores, entre delegados, agentes e demais profissionais da área, no entanto na ativa temos apenas 3.864", disse Izalci.

O parlamentar finalizou dizendo que o Governo do DF tem recursos para os reajustes. "A questão é que o GDF só pode repassar se for aprovado pelo Congresso uma Medida Provisória ou um Projeto de Lei do Executivo. O ministro Dino, ao que me parece, desconhece totalmente a realidade. E aí vai meu recado para ele: não coloque na mão de Deus aquilo que o homem pode e deve fazer", detalhou.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE