Recorde do ano

Inmet prevê quinta-feira de muito calor, podendo chegar a 33ºC

De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet), o calor continua. A umidade deve ficar entre 95% e 30%, com possibilidade de chuvas.

Correio Braziliense
postado em 16/02/2023 08:01
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O calor continua nesta quinta-feira no Distrito Federal. De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia(Inmet), os termômetros devem registrar a máxima de 33ºC, a maior do ano no DF até agora. A mínima deve chegar a 16ºC.

A umidade deve ficar entre 85% e 25%. Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, afirma que há uma pequena possibilidade de chuvas isoladas durante o dia. "Esse calor deve continuar. Vamos ter a nebulosidade variando, passível de chuvas bem isoladas", diz. 

Além disso, Andrea destaca que na sexta-feira (17/2), as chuvas devem retornar ao DF. De acordo com o Inmet, o carnaval será de chuvas. Na sexta-feira, os termômetros continuarão apresentando temperaturas menores, com 26ºC, e as chances de chuva aumentam. E no sábado (18/2), a máxima deve ser de 27ºC.

Dia mais quente do ano

Esta terça-feira (14/2), foi o dia mais quente do ano no Distrito Federal. A capital registrou a máxima de 32,4°C na região do Gama. Foi o segundo dia consecutivo de recorde na temperatura, já que na segunda-feira (13/2), os termômetros haviam marcado 31,6ºC.

Em 2022, no dia 13 de fevereiro, os termômetros marcaram 25,9ºC . Em 2021, a máxima do mês foi de 26,5ºC. Apenas em 2020, o Inmet registrou mais de 30,3ºC no dia 13 de fevereiro.

Segundo o Inmet, nesta época do ano a quantidade de radiação solar é muito alta e essa radiação chega à superfície da Terra em maior quantidade quando há poucas nuvens no céu. A radiação é, então, absorvida pela superfície, que depois aquece o ar em volta dela.

Cuidados para o calor

  • A Defesa Civil do DF orienta os seguintes cuidados:
  • Aumentar a ingestão de líquidos para manter a hidratação do corpo: beber água, sucos naturais, água de coco e carregar, sempre que possível, uma garrafa para reposição de líquidos;
  • Umedecer as narinas e os olhos com soro fisiológico;
  • Usar hidratantes labiais e cremes no corpo para evitar o ressecamento da pele;
  • Manter a limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, para reduzir crises alérgicas;
  • Dar atenção prioritária às crianças e idosos e monitorar a hidratação e sinais de doenças respiratórias;
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia;
  • Dar preferência para refeições leves;
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.


Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE