PRESERVAÇÃO

Jardim Botânico publica regras de conduta para os visitantes da área

Entre as proibições divulgadas no DODF estão tirar fotos para fins comerciais, o acesso de crianças menores de 12 anos desacompanhadas e permanência de visitantes com apenas trajes de banho

Correio Braziliense
postado em 16/02/2023 23:30 / atualizado em 16/02/2023 23:30
 (crédito: Mariana Machado /Esp.CB/DA.Press)
(crédito: Mariana Machado /Esp.CB/DA.Press)

Foi publicada, na edição desta quinta-feira (16/2) do Diário Oficial do Distrito Federal, a instrução normativa que torna pública as normas que os visitantes do Jardim Botânico de Brasília devem seguir no local. As regras visam evitar impactos negativos que comprometam a fauna e a flora preservadas, assim como a integridade dos demais visitantes e servidores da área protegida.

Piqueniques e pequenas reuniões, sem a necessidade de reserva prévia, em áreas destinadas para essas atividades estão entre as atividades permitidas segundo as normas publicadas na instrução normativa. O uso de bicicletas nas trilhas Mater, Tamanduá-Bandeira e Tamanduá-Mirim também também está liberado.

O visitante pode fazer registros fotográficos para arquivo pessoal, desde que as imagens não sejam utilizadas para fins comerciais. Já os eventos de caráter exclusivamente educacional, cultural, institucional e empresarial precisam obedecer às normas de conduta e às regras de locação de área pública.

Entre as proibições estão a permanência de pessoas visivelmente alcoolizadas ou entorpecidas, bem como a permanência de visitantes trajando apenas trajes de banho. Crianças menores de 12 precisam estar acompanhadas por responsáveis para entrar no local. Também é vedado o acesso ao perímetro da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília.

É proibida, ainda, a entrada de objetos que possam danificar o patrimônio público e ambiental ou perturbar a boa ordem e a introdução de plantas ou partes delas, da flora nativa ou exótica, e o plantio de qualquer espécie vegetal nas coleções botânicas, exceto quando autorizado pela Diretoria Executiva.

As demais regras podem ser conferidas no site do Jardim Botânico de Brasília.

Com as informações da Agência Brasília. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!


Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE