Carnaval 2023

Mesmo sob forte chuva, Bloco do Seu Júlio reúne 2 mil foliões em Planaltina

Evento começou às 15h, quando a maioria do público voltou para a entrada. Bloquinho comemora 14 anos de história neste ano e ocorre até as 23h

Pedro Marra
postado em 21/02/2023 16:53 / atualizado em 24/02/2023 18:30
Bloco do Seu Júlio comemora 14 anos de história. -  (crédito: Foto: Pedro Marra)
Bloco do Seu Júlio comemora 14 anos de história. - (crédito: Foto: Pedro Marra)

Mesmo com a forte chuva, o tradicional Bloco do Seu Júlio reuniu foliões para celebrar os 13 anos de história, nesta terça-feira (21/2), no Centro Olímpico de Planaltina. Os organizadores estimam receber 2 mil pessoas para o último dia de carnaval, após dois anos sem sair às ruas devido às restrições da pandemia de covid-19. Ao fim do evento, a Administração Regional de Planaltina estimou 35 mil foliões no local.

  • Bloco do Seu Júlio reuniu 35 mil foliões no carnaval de 2023 do DF Germano Ramthun/Divulgação
  • Bloco do Seu Júlio reuniu 35 mil foliões no carnaval de 2023 do DF Germano Ramthun/Divulgação
  • Bloco do Seu Júlio reuniu 35 mil foliões no carnaval de 2023 do DF Germano Ramthun/Divulgação
  • Bloco do Seu Júlio reuniu 35 mil foliões no carnaval de 2023 do DF Germano Ramthun/Divulgação
  • Casal Mônica Veiga e Armando Fernandes. Foto: Pedro Marra
  • Bloco do Seu Júlio comemora 14 anos de história. Foto: Pedro Marra
 

O evento é destino de foliões do Distrito Federal e Entorno, como a esteticista Mônica Veiga, 54 anos, e o advogado Armando Fernandes, 65, casal de cariocas que mora em Planaltina de Goiás há quatro anos. "Estamos curtindo o carnaval desde o começo, e está sendo o carnaval da paz mesmo, mais organizado e com segurança reforçada, tendo revista na entrada, como deve ser", opina a foliã, que saiu correndo para curtir a música em frente ao palco, apesar da chuva.

O advogado acredita que o carnaval do DF está bem animado em relação às edições anteriores à pandemia. "Está mais organizado e com mais bloquinhos para a gente curtir. Gostamos daqui", afirma.

Casal de Planaltina de Goiás, Mônica Veiga, 54, e Armando Fernandes, 65, curte Bloco do Seu Júlio com a filha
Casal de Planaltina de Goiás, Mônica Veiga, 54, e Armando Fernandes, 65, curte Bloco do Seu Júlio com a filha (foto: Foto: Pedro Marra)

O Bloco do seu Júlio saiu pela primeira vez em 2010, e é conhecido pela alegria, segurança e limpeza, reconhecido pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) nos anos de 2016 a 2019.

Conheça o bloco

Aos 58 anos, o servidor público e professor de francês Júlio Paixão tem muitas histórias para contar sobre as folias. A tradição vem de família. Quando criança, ele se lembra de ir com o pai para os blocos de Macapá (AP), onde nasceu. As fantasias faziam parte da celebração. Ele se recorda de uma específica, a do boneco Fofão.

Em 1988, chegou ao DF e foi morar em Planaltina. Ali, não tinha aquele tipo de festa. Para se divertir era preciso ir para o Plano Piloto. Na primeira vez em que foi à rua, participaram ele e oito amigos. No segundo ano, foram 200 pessoas. Hoje, reúnem-se milhares de moradores da região e de outras cidades do Distrito Federal e do Entorno.

Quinze diretores estão à frente do projeto. Além dos amigos e parceiros, ele conta com apoio da mulher, dos três filhos e de dois netos. 

Em 2019, o Bloco do Seu Júlio ganhou bronze no Troféu do Correio Braziliense, que premia os melhores blocos carnavalescos do DF. A votação ocorre todo ano por meio do site do jornal.

Foliões voltam para perto do palco após música der retomada no Bloco do Seu Júlio

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE