CB.Poder

Recorde de vendas de imóveis no DF aumenta expectativa do mercado imobiliário

Eduardo Aroeira, presidente da Ademi-DF, afirmou que a valorização dos imóveis da capital acima da média nacional, junto com a alta nas vendas em 2022, alegra o setor para 2023

Carlos Silva*
postado em 22/02/2023 15:59 / atualizado em 22/02/2023 17:09
 (crédito:  Mariana Lins )
(crédito: Mariana Lins )

Ao CB.Poder — parceria entre Correio e TV Brasília — desta quarta-feira (22/2), Eduardo Aroeira, presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) afirmou que a valorização dos imóveis da capital acima da média nacional, junto com a alta nas vendas em 2022, alegra o setor. “O imóvel aqui no DF sempre foi garantia de investimento seguro e rentabilidade”, afirmou. À jornalista Samanta Sallum, ele também deu mais detalhes sobre o projeto do novo bairro Jóquei Clube e apontou possíveis benefícios do empreendimento para locais próximos.

Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), ao final do ano passado, Brasília teve a melhor valorização de imóveis do país, com 16,77%, seguida por Salvador (16,62%) e Curitiba (16,31%). A média nacional foi 15,06%. “É importante falar que quem compra para investir ou morar são beneficiados. Isso significa que nossa cidade está gerando riqueza. Podemos dizer que eles ficaram quase 17% mais ricos”, comentou.

O mercado também tem alta expectativa, por conta da alta venda de imóveis em 2020 e 2021, anos de maior intensidade da pandemia de covid-19. Isso ocorreu devido a uma nova percepção da população acerca da moradia e quedas em impostos que incidem sobre o setor. “Tivemos taxas de até 6,5%, ao ano, de financiamento imobiliário. Para o histórico do nosso país, isso é muito baixo. Com isso, a parcela do financiamento cabia no bolso das pessoas”, pontuou.

Novo bairro

O presidente da Ademi-DF também comentou o andamento do projeto do bairro Jóquei Clube. Localizado entre Vicente Pires e o Setor de inflamáveis, o local terá capacidade para cerca de 50 mil habitantes e prédios de até nove andares. Segundo Aroeira, o perfil da região se aproxima de Águas Claras, porém 10% das habitações serão voltadas à população de baixa renda.

O entrevistado destacou que a construção do bairro beneficiará as regiões próximas na questão de deslocamento. “Vai unir vias de Vicente Pires e da Estrutural. Esse planejamento viário está sendo refeito para otimizar o trânsito nessas situações. Inclusive, nossa sugestão de projeto incorpora uma estação integradora de metrô, trem e ônibus”, concluiu.

Confira o CB.Poder na íntegra:

*Estagiário sob supervisão Nahima Maciel 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE