Saúde

População é incentivada a atualizar cadastro no SUS

Secretaria de Saúde reforça que a manutenção das informações atualizadas é importante para garantir a continuidade dos atendimentos. Cidadãos devem procurar UBS de referência

Correio Braziliense
postado em 22/02/2023 18:40 / atualizado em 22/02/2023 18:40
 (crédito: Joel Rodrigues/Agência Brasília)
(crédito: Joel Rodrigues/Agência Brasília)

Quem mudou de endereço ou trocou o número de telefone e não atualizou as informações do cadastro no sistema Estratégia Saúde da Família (ESF), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), é o momento de colocar os dados em dia.

A pasta reforça que é por meio deste cadastro que o cidadão tem acesso aos serviços de atenção primária, como os atendimentos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais.

Para atualizar, o cidadão deve se encaminhar a UBS de referência, de acordo com o endereço de moradia atual, onde a equipe designada irá recepcionar e realizar a correção das informações. Caso seja necessário, é possível consultar a Unidade certa para o atendimento no site da Secretaria.

Para o cadastro, são coletadas informações sobre os dados pessoais e sociodemográficos, assim como sobre a situação de moradia e de saúde.

Quais documentos precisa levar? 

  • Comprovante de residência (caso não tenha, pode ser uma declaração escrita à mão)
  • CPF ou cartão do SUS
  • RG ou certidão de nascimento

Também é importante identificar o responsável domiciliar pelo núcleo familiar. As informações individuais dos outros integrantes da residência são registradas vinculadas às do responsável. Após a atualização, um agente comunitário de saúde (ACS) da UBS  fará uma visita domiciliar para validação do cadastro.

 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

 Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE