Resgate

Governo do DF recolheu 30 animais de grande porte das ruas em janeiro

Os bichos foram encaminhados para o curral de apreensão de animais da Seagri, onde são feitos exames. Caso o proprietário não faça o resgate, o animal entra para fila de adoção. Interessados devem cumprir exigências

Correio Braziliense
postado em 22/02/2023 19:20 / atualizado em 22/02/2023 19:21
 (crédito: Foto: Ascom Seagri)
(crédito: Foto: Ascom Seagri)

O Governo do Distrito Federal recolheu 30 animais de grande porte soltos em vias públicas do DF em janeiro deste ano. A apreensão faz parte de uma ação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), que recolhe os bichos e os leva para o curral de apreensão. Por lá, cavalos, bois, mulas e burros são examinados e tratados.

Os donos podem solicitar a devolução, mediante pagamento dos exames e de multa. Caso o proprietário não faça o resgate, o animal entra na fila de adoção. Neste ano, oito equinos (cavalos, burros) já foram adotados no programa Adote um Animal.

Todo o trabalho de resgate é ininterrupto e ocorre em todas as regiões administrativas do DF. Na maioria das vezes, é feito a partir das denúncias da população registradas pelos telefones 3347-8019 e 98325-0369.

Novo lar para os animais

Para adotar um desses bichos, é preciso atender uma série de requisitos, como comprovar que tem condições de cuidar do animal e que tem uma propriedade rural registrada. Os futuros donos também devem comprovar que não tiveram animais apreendidos e apresentar uma autodeclaração de que não possuem histórico de maus tratos aos animais.

Depois que o processo é efetivado, a pessoa leva o animal e terá duas visitas por ano para que seja verificada a situação do adotado e o animal adotado não pode ser comercializado.

Os adotantes contam com benefícios, como acesso ao Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR), três visitas de assistência técnica, recebimento do certificado “Amigo do Animal”, que pode ser utilizado em campanhas de marketing.

De 2019 até 2022, a Seagri apreendeu 920 animais, sendo 241 no primeiro ano: 147 em 2020, 250 em 2021 e 282 no ano passado. Deste total, 205 foram adotados. O maior número de adoções ocorreu em 2022, quando 95 ganharam um novo lar.

 

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE