MEIO AMBIENTE

Sem sacolas plásticas: fiscalização volta a ocorrer nesta quarta-feira (1º/3)

O prazo de adaptação dos estabelecimentos do DF havia sido prorrogado para não prejudicar os comerciantes que ainda tivessem estoque de sacolas plásticas. A lei que proíbe a venda e distribuição do material entrou em vigor em agosto passado

Naum Giló
postado em 27/02/2023 23:18 / atualizado em 27/02/2023 23:24
 (crédito: Roberta Errani/Unsplash)
(crédito: Roberta Errani/Unsplash)

A fiscalização do uso de sacolas plásticas será retomada nesta quarta-feira (1º/3), no Distrito Federal. A lei que proíbe a venda e distribuição das sacolas feitas com o material entrou em vigor em agosto do ano passado. No entanto, só agora o DF Legal vai voltar a aplicar penalidades aos estabelecimentos que estiverem em desacordo com o que está previsto na legislação.

Em 30 de agosto, a Câmara Legislativa do DF aprovou a prorrogação do período de adaptação dos supermercados para o fim do uso de sacolas plásticas. As autuações realizadas até então foram anuladas. As sanções aos estabelecimentos que descumprirem a lei voltam a ser aplicadas no início do próximo mês.

A decisão do Legislativo foi um paliativo para não prejudicar os estabelecimentos comerciais que tinham ainda estoque de sacolas plásticas.

 

 

O DF Legal informou ao Correio que a fiscalização terá início às 8h e que terá 80 auditores encarregados de fazer o trabalho em todas as regiões administrativas do DF.

“Vale destacar que os locais que estiverem descumprindo a lei receberão inicialmente uma advertência e terão 30 dias para adequação. Passado esse prazo, a pasta realizará nova fiscalização. Caso a lei continue sendo descumprida, uma multa diária de R$ 11.443,85 será aplicada. Entre outras sanções previstas estão a apreensão das sacolas e até a suspensão da licença de funcionamento”, diz a secretaria.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!


Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE