Manifestação

Mulheres marcham pela exigência de políticas de enfrentamento à violência de gênero

Grupo se reuniu no Eixo Cultural Ibero-Americano e caminhou pelo Eixo Monumental em direção ao Palácio do Buriti

Ellen Travassos
postado em 08/03/2023 20:39 / atualizado em 08/03/2023 20:40
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Mulheres se reuniram, no final desta quarta-feira (8/2), no Eixo Cultural Ibero-Americano, no centro de Brasília, para uma marcha motivada pelo Dia Internacional da Mulher. O lema do protesto é o “Enfrentamento contra a violência política de gênero”. A expectativa é que mais de 3 mil mulheres participem.

Os grupos luta contra a violência doméstica, o aumento de feminicídio e por direitos iguais para todos, e também contra o governo do DF.

Muitas mulheres participam da marcha há anos, como Lindinalva Souza, advogada, 70 anos. “Eu acompanhei a evolução do direito das mulheres, sempre participei do movimento feminista. ” Ela conta que está na marcha pela liberdade feminina e contra o feminicídio.

Com representantes de movimentos femininos, estudantes, além da presença de alguns homens, antes de iniciar o trajeto, o grupo organizou uma roda de música, onde podia se escutar “Você vai se arrepender de levantar a mão para mim”.

O grupo organizou uma roda de música, onde podia se escutar "Você vai se arrepender de levantar a mão para mim"
O grupo organizou uma roda de música, onde podia se escutar "Você vai se arrepender de levantar a mão para mim" (foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

A militante do PSTU e do movimento Mulheres em Luta, Elcimara Souza, técnica judiciária, de 41 anos, luta mais um ano pelo direito das mulheres. “Nós precisamos estar na rua lutando diariamente contra a violência machista, pedindo políticas públicas, para que a gente tenha direito à uma vida digna.”

A técnica se sente satisfeita em ocupar esse espaço na sociedade. Ela explica que o movimento “Mulheres em luta” busca melhores condições na vida, no trabalho, e por uma sociedade sem pressão e opressão.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE