Com a negativa da defesa do Anderson Torres em não comparecer à oitiva na CPI dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), os deputados aprovaram um requerimento para que o ex-secretário seja ouvido em uma sala reservada, na próxima quinta-feira (16/3), dentro da CLDF. A decisão caberá ao próprio Anderson Torres.
O depoimento do ex-chefe da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) estava marcado para acontecer na manhã dessa quinta-feira (9/3), mas ele não compareceu. A ida dele para depor à CLDF foi liberada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na última terça-feira (7/3).
Na decisão, Moraes definiu que o ex-secretário só iria para a oitiva se desejasse, logo que o próprio STF já declarou a inconstitucionalidade da conduções coercitivas de investigados ou réus para interrogatórios e depoimentos.
Saiba Mais
- Cidades DF Caminhoneiro é autuado por embriaguez no Entorno; bafômetro passa do limite
- Cidades DF Traficante que carregava maconha em carro morre em confronto com PMs
- Cidades DF Operação mira fraude no concurso da Polícia Penal do DF
- Cidades DF Quinta-feira será de chuvas fortes em todo o DF; confira a previsão
Vale ressaltar que Anderson, mesmo que participe da CPI de maneira pública — para o público assistir — ou de maneira reservada, não é obrigado a deixar a prisão. Os deputados negociam com a defesa do ex-ministro para que ele aceite depor. Caso aceite, não haverá presença da imprensa.
Na decisão da última quinta (2/3), Moraes também deu aval para que Torres possa fazer o uso do direito de permanecer calado. Caso Anderson aceite depor, um forte aparato policial será disponibilizado para levar Torres do 4° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) — local onde está preso preventivamente desde 14 de janeiro — à Câmara Legislativa.
A comissão vai ouvir nestaquinta (9/3) a ex-subsecretária de Inteligência e delegada da PF Marília Ferreira Alencar. Ela, ao lado do ex-secretário executivo da SSP Fernando de Sousa Oliveira — interrogado pela CPI na última semana — foram nomeados por Anderson Torres em 3 de janeiro.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.