Segurança

Sandro Avelar é anunciado como secretário de Segurança Pública do DF

Informação foi divulgada pela governadora em exercício Celina Leão (PP) durante uma coletiva nesta quarta-feira (25/1); Avelar ocupou o cargo entre 2011 e 2014, durante o governo de Agnelo Queiroz (PT)

Amanda Sales
postado em 25/01/2023 17:05 / atualizado em 25/01/2023 18:36
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

Na tarde desta quarta-feira (25/1), a governadora em exercício, Celina Leão (PP), anunciou durante uma coletiva de imprensa, o delegado da Polícia Federal Sandro Avelar como o novo secretário da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).

“Recebo esse convite como uma missão. Já tive esse cargo antes, quero trazer esse espírito de colaboração para ajudar o país a manter a ordem”, diz Sandro. “Eu acho que fui convidado pelo meu perfil técnico, a minha ideia é chegar e avaliar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos. Confio totalmente nas forças de segurança do Distrito Federal”, acrescentou o novo secretário. 

Além de Celina e Sandro, estavam presentes, durante a nomeação, o interventor na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, e o secretário da casa civil, Gustavo Rocha.

O cargo estava vago desde 8 de janeiro, quando Anderson Torres foi demitido pelo governador afastado Ibaneis Rocha (MBD) por conta dos atos extremistas contra as sedes dos Três Poderes. Torres foi preso por determinação do ministro Alexandre de Moraes.

A intervenção federal na segurança pública do DF foi aprovada pelo Senado no dia 10 de janeiro e é válida até 31 de janeiro deste ano. No período, a União assume o comando da segurança pública no Distrito Federal no lugar do governo local.

Quem é Sandro Avelar?

Avelar se formou em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e é delegado da Polícia Federal desde 1999. Durante o governo de Agnelo Queiroz (PT), de 2011 a 2014, Sandro Avelar foi secretário de Segurança do DF no governo de Agnelo Queiroz (PT).

De 2018 a 2021, Sandro foi adido da PF em Londres. Em 2019, chegou a ser cotado para a Secretaria de Segurança do DF. Na corporação, já exerceu os cargos de diretor do sistema penitenciário federal, no Ministério da Justiça, e liderou combate ao crime organizado na superintendência da PF no Distrito Federal.

 

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE