Assistência

Celina Leão e secretários lançam GDF Mais perto do cidadão no Riacho Fundo

Primeira edição do programa esteve na região neste sábado (11/3), e ofereceu serviços gratuitos, como acesso a programas sociais e emissão de RG

Ellen Travassos
postado em 11/03/2023 14:39 / atualizado em 11/03/2023 14:40
 (crédito: Lúcio Bernardo/Agência Brasília)
(crédito: Lúcio Bernardo/Agência Brasília)

O programa reuniu em um só local diversos atendimentos de órgãos públicos do Governo do Distrito Federal (GDF), entre eles: a emissão das primeiras e segundas vias de identidade, atendimento do Procon para registro de reclamação a respeito de relações de consumo, compras e contratos. 

“O GDF Mais Perto do Cidadão já nasceu grande, visto a quantidade de gente que participou dessa primeira edição, mesmo com a chuva”, disse o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo. “Isso demonstra a assertividade do programa, que vamos levar para todas as regiões administrativas do DF”.

A governadora em exercício, Celina Leão, esteve presente à primeira edição do programa. "De 15 em 15 dias, estaremos em algumas cidades prestando atendimento. As cidades são selecionadas pela Secretaria de Justiça em relação à quantidade de demandas", pontuou. 

Serviços oferecidos

Uma carreta do Na Hora concentrou os atendimentos oferecidos pela Caesb, Detran, Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Neoenergia, Codhab (auxílio para documentação), INSS, Ministério do Trabalho e da Previdência e Procon. Também foi possível ser atendido na carreta da Polícia Civil para emitir o registro geral (RG). Além de serviços de salão, barbearia, atividades culturais e recreação para crianças.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, avaliou como positiva a ação. “Já tivemos uma experiência bem-sucedida com o Sejus Mais Perto do Cidadão, que realizou cerca de 200 mil atendimentos pelo DF”, pontuou. “Agora, o objetivo de todos é aumentar ainda mais esse número, mostrando que o governo existe para servir à população."

Marcela explica que a expectativa é "quadruplicar" os atendimentos. "Se já tivemos 200 mil atendimentos, queremos chegar a 1 milhão nas regiões do DF", disse. Segundo ela, o objetivo do GDF Mais Perto do Cidadão é chegar de "porta em porta" para atender no que a população precisar.

A próxima edição será em Ceilândia, em 27 de março, no aniversário da cidade. "Estaremos juntos com a Câmara nas Cidades", afirmou a secretária de Justiça.

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