SAÚDE

Menino picado por escorpião completa 71 dias na UTI

Thomas Caitano foi picado por um escorpião e sofreu lesão no cérebro. Ele está se alimentando por uma sonda e respirando por meio de ventilação mecânica

Mila Ferreira
postado em 14/03/2023 16:57 / atualizado em 14/03/2023 16:57
 (crédito: Redes sociais)
(crédito: Redes sociais)

Já são 71 dias desde que Thomas Caitano, 2 anos, foi picado por um escorpião e internado no Hospital Regional de Taguatinga, em estado grave. O menino está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Brasília de Águas Claras. Em vídeo divulgado nas redes sociais, a mãe, a jornalista Adriana Caitano, detalhou o estado de saúde do filho e mostrou imagens da criança. Thomas está respirando por meio de ventilação mecânica e se alimenta por meio de uma sonda.

Segundo Adriana, Thomas fará, em breve, uma cirurgia chamada gastrostomia, por meio da qual será inserida uma sonda na barriga do menino para facilitar a alimentação. "A cirurgia pode ser feita por endoscopia ou abrindo um pedacinho e dando uma volta pelo estômago. Será feito um exame para ver qual das duas formas será melhor para ele", explicou a mãe. "Após a cirurgia, vamos começar o processo de home care para ir para casa", completou ela.

Adriana contou ainda que o menino não tem reagido muito aos estímulos. "Eu estava angustiada, com a sensação de que as coisas estagnaram. Mas, eu tenho procurado várias fontes de energia e de fé. Graças às orações e espiritualidade, eu tenho ficado mais tranquila, mais forte e confiante de que as coisas podem melhorar", declarou.

O caso

Na madrugada do ano novo, Thomas foi picado por um escorpião dentro de casa. Os pais perceberam por volta das 4h da manhã, após a criança acordar chorando de dor e coçando a cabeça. “Quando levantamos o travesseiro, vimos um escorpião, já grande. Percebemos que era grave e só o pegamos no colo, meu marido deu conta de capturar o escorpião, e saímos correndo”, relembra a mãe.

Ao perceberem a gravidade, os pais foram diretamente para o Hospital Regional de Taguatinga em busca de socorro, pois o marido de Adriana obteve a informação de que, em caso de picada de escorpião, deve-se encaminhar a vítima ao HRT e ao HRAN, hospitais de referência no atendimento a pessoas envenenadas por picadas de escorpião. Mãe e pai ainda entraram em contato com o Corpo de Bombeiros para confirmação.

No momento, Thomas Caitano está internado no Hospital Brasília de Águas Claras. O veneno do escorpião afetou ainda o coração e os pulmões do menino.

Confira o vídeo:

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE