CB.Saúde

Praticar atividade física contribui para manter uma boa saúde

o médico e educador físico Luciano Lourenço aconselha a caminhada para quem quer começar a praticar exercícios ou ficou parado muito tempo. Depois, é só ir aumentando o nível de esforço aos poucos

Isac Mascarenhas*
postado em 24/03/2023 06:00
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A prática de atividade física é benéfica para todos, mas requer cuidados. Para quem quiser correr uma maratona pela primeira vez, precisa ir devagar. Uma excelente opção é começar com a caminhada e evoluir para a corrida. Esse foi o tema do CB.Saúde — parceria entre Correio e TV Brasília — que, nesta quinta-feira (23/3), recebeu o médico e educador físico Luciano Lourenço. À jornalista Carmen Souza, o especialista explicou que o ideal, para quem está começando ou ficou parado muito tempo, é ir aos poucos, sem forçar o corpo, para evitar problemas, como lesões.  O especialista também destacou a importância da prática de atividade física durante tratamentos de saúde, porque pode reduzir a medicação ou até eliminá-la, a depender dos resultados. No ritmo dos exercício físicos, o Correio Braziliense traz de volta a Maratona Brasília — como parte das comemorações do jornal e da capital da República, em 21 de abril. A iniciativa tem o patrocínio do Atacadão Dia a Dia e da Fecomércio. Com o tema Corra, brasiliense, corra!, a largada será às 7h, em frente ao Ginásio Nilson Nelson, com percursos de 5km (ideal para quem está começando), 10km e 42km (individual ou revezamento de 12km). 

Brasília facilita bastante a prática de exercícios físicos, mas não é só calçar o tênis e sair praticando exercícios. Que cuidados tomar?

As atividades físicas, sem dúvida, são o principal remédio para sair do sedentarismo, não há outra possibilidade de você se beneficiar mais do que mudando o estilo de vida e incluindo hábitos que estão associados à atividade física e uma alimentação um pouco mais cuidadosa. As atividades físicas precisam ter progressão, incrementos de cargas muito dedicados ao momento em que você está e a sua especificidade. Quando a gente pensa em retomar a atividade física, ou iniciar pela primeira vez, e já pensar numa atividade física de intensidade um pouco maior, aí vêm problemas. A probabilidade de você se lesionar fica muito alta. Então, precisam ser introduzidas de uma forma progressiva, com incrementos de cargas muito delicados, para que você só tenha benefícios.

A pessoa que quer fazer corrida — 5km, uma maratona — deve começar pela caminhada?

Começar pela caminhada é muito bem-vindo. Então, a caminhada e, depois, a gente associa treinos intervalados, em que você tem um período de caminhada com um período curto de corrida e vai alternando isso, até que você consiga ter os momentos de corrida maior do que os momentos de caminhada e, logo em seguida, fazer todo o percurso com a corrida. Esse o cuidado na introdução ou na reintrodução.

A atividade só no fim de semana traz mais risco de lesões?

Entre você ficar parado e ser um praticante de atividade física em final de semana, do ponto de vista cardiovascular, muscular, ela é bem-vinda. O problema é que, de novo, vêm as lesões. Se você treina de forma interrompida — treina dois dias, fica cinco sem treinar —, a probabilidade de lesão também aumenta muito. Então, se você consegue fazer essa atividade física sem adquirir lesões, ela é melhor do que não fazê-la em nenhum momento. Mas o ideal é que para que você faça essa atividade física no final de semana com mais conforto — só com benefícios e com menos riscos de lesões —, é ter algum incremento, algum complemento dessa atividade física durante a semana.

Sobre complemento, o que a pessoa pode fazer?

Vamos pensar naquele corredor de final de semana, que corre 5km sábado e domingo. Ele incrementa isso com as atividades aeróbicas e atividades resistivas, como a musculação, por exemplo. E quando falo de musculação, engloba também qualquer atividade funcional em que você usa o próprio peso do seu corpo ou, até mesmo, uma atividade como um crossfit, que tem pesos livres. Tudo com muito cuidado. mas, sem sombra de dúvidas, você estimular essa musculatura durante a semana, para complementar a sua atividade de lazer no final de semana, isso é muito inteligente, diminui muito o risco de chance (de lesão).

Principalmente quem corre, tem sempre preocupação quanto ao percurso e a velocidade. Do ponto de vista de ganho para saúde, faz alguma diferença?

Isso é muito motivacional. Você competir com você mesmo é muito legal. Quando você tem oportunidade, você se torna um pouco mais competitivo, e trazer essa competição, comparando com outros indivíduos que estão com a mesma perspectiva que você, é muito positivo.

E a lista de benefícios é longa...

Sem dúvida. A corrida é uma atividade maravilhosa. Você pode fazer em cima de uma esteira em uma academia ou na rua. A corrida tem benefícios muito claros pelos estímulos generalizados que ela faz, de músculo, de articulação, de osso, de coração, de pulmão ou de cérebro. Mentalmete também é muito bom, você vai conversar com você mesmo. Então, é uma excelente atividade física. Caminhada, em seguida corrida, para sair do sedentarismo.

*Estagiário sob a supervisão de Málcia Afonso

Saiba tudo sobre a Maratona Brasília 2023

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE