Cão guia

Projeto cão guia abre cadastro para pessoas cegas ou com baixa visão do DF

A seletiva é direcionada para pessoas cegas ou com baixa visão, que residem no Distrito Federal ou em Goiás

Correio Braziliense
postado em 30/03/2023 14:25 / atualizado em 30/03/2023 14:25
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O Instituto Federal de Brasília, em parceria com o IF Goiano, anunciou a abertura das inscrições para cadastro e seleção de interessados em ter um cão-guia. Ao todo, existem seis cachorros disponíveis para doação. Os escolhidos vão realizar uma formação e instrução em conjunto com o animal. As inscrições vão até o dia 22 de abril.

A seletiva é direcionada para pessoas cegas ou com baixa visão que residem no Distrito Federal ou em Goiás. Para se inscrever, o candidato precisa ter a idade mínima de dezoito anos ou dezesseis anos emancipado e com capacidade para exercer atos civis no momento da entrega de documentos.

Os interessados precisam preencher um formulário disponível no site da IF Goiano. Os cães-guia serão ofertados gratuitamente após serem treinados pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia do IF Goiano – Campus Urutaí. Desde o início do seu funcionamento, em 2018, o Centro já formou sete duplas em Goiás e no DF.

Vale ressaltar que, após as etapas de seleção, os candidatos aprovados seguem para a fase de formação da dupla. Para isso, será necessário que se hospedem no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia do IF Goiano por um período de aproximadamente 30 dias. Neste tempo, usuário e cão passarão por diversas atividades de adaptação e compatibilidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE