Jornal Correio Braziliense

Ocorrência

Homem leva chute no rosto durante abordagem policial no Guará

Um vídeo registrou o momento em que um agente da PMDF dá o golpe no indivíduo de blusa azul em meio a uma confusão em um bar

Um homem de 40 anos foi agredido com um chute durante uma abordagem policial. Em um vídeo, é possível ver o momento em que um agente da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) dá um golpe no indivíduo de blusa azul em meio a uma confusão entre pessoas em um bar no Setor de Indústria e Abastecimento do Guará. O caso ocorreu no último domingo (5/3). (Veja o vídeo abaixo)

Segundo a PMDF, os agentes foram acionados para atender a uma ocorrência de briga generalizada em um bar na região do Guará. O homem estaria ameaçando e xingando os clientes e funcionários do local. Ao ser abordado, o suspeito teria resistido e, por esse motivo, a polícia teria usado força para contê-lo. “A corporação está acompanhando o caso e vai apurar todas as circunstâncias que envolvem a ocorrência”, pontuou em nota.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros levou o homem para o hospital para a realização de exames após o ocorrido. Sem lesões constatadas, ele foi conduzido em flagrante para a 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul).

Na delegacia, o homem foi autuado por perturbar o sossego e trabalho alheios, por injúria, ameaça e desacato aos policiais militares. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Civil do DF, o acusado ficou em silêncio e as vítimas manifestaram o desejo de representar criminalmente contra o autor. Ele assumiu o compromisso de comparecer em Juízo e, após a conclusão do procedimento, foi colocado em liberdade.

Direitos humanos

Devido à abordagem, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos na Câmara Legislativa do DF, Fábio Félix, emitiu uma nota informando que a comissão recebeu o relato e as imagens da abordagem. “Nas imagens, o policial militar avança violentamente no cidadão e afere um chute na região da cabeça do homem. Caído, o cidadão segue sendo agredido por outros policiais”, destacou, em dos trechos.

Com a justificativa de que o indivíduo resistiu à abordagem e, por isso, a polícia usou a força, um dos trechos ressaltou que não é possível notar a objeção do homem. “Entretanto, as imagens veiculadas não permitem constatar a reação do cidadão. De qualquer forma, mesmo após ser contido, é possível ver policiais militares agredindo-o de forma absolutamente desnecessária”, pontuou na nota.

Levando em conta o papel da comissão, o documento solicita que a situação seja esclarecida. “Que as averiguações sobre a abordagem e conduta dos policiais sejam encaminhadas para conhecimento desta Comissão”, enfatizou. A nota também informou que a comissão está à disposição para acompanhar o caso e para contribuir com ações de educação em direitos humanos junto à corporação.