Semana Santa

Trabalho pela fé mobiliza voluntários para a Via Sacra no Morro da Capelinha

Faltando pouco para a 50ª Via Sacra de Planaltina, voluntários deixam suas vidas particulares de lado para viverem em função da morte e ressurreição de Cristo em encenação que completa 50 anos de existência em Planaltina

Mariana Saraiva
postado em 02/04/2023 06:00
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Os preparativos para a 50ª Via Sacra de Planaltina estão a todo vapor. O evento — patrimônio imaterial do Distrito Federal — é uma das maiores celebrações da Semana Santa, com espetáculos cênicos realistas sobre a trajetória da morte e ressurreição de Jesus, no Morro da Capelinha. Tudo começa neste domingo (2/4), durante a celebração do Domingo de Ramos, passa pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira da Paixão e o domingo de Páscoa. O momento religioso e cultural atrai fiéis do Brasil inteiro e do Entorno da capital, com caravanas que lotam a cidade.

Mas, por trás da tradicional encenação da crucificação de Cristo, tem uma equipe empenhada, que vem trabalhando duro. O grupo Via Sacra Ao Vivo mergulha de forma intensa neste período do ano. Desde o início da Quaresma, o grupo de 1.400 membros prepara o evento. Alguns até tiram férias para poder se dedicar totalmente ao projeto cristão.

 

 

Faltando pouco para o grande dia, voluntários trabalham para deixar tudo impecável. Dona Lourdes Maciel, 74 anos, está na equipe desde a primeira Via Sacra, em 1971. Atualmente, ela costura e ajusta os figurinos. "Todos os anos, eu tiro este mês todo para me dedicar somente à Via Sacra. Até domingo [hoje], eu tenho que fazer roupas de personagens específicos e mais, em média, 150 figurantes, e até agora não tem nenhum feito. Trabalho mais ou menos até meia noite", conta.

O filho da dona Lourdes, Vanderson Maciel, interpreta Judas na peça e é um dos diretores do núcleo de encenação, ajudando a mãe a moldar todas as vestimentas. Ele contou que, em alguns anos, passou 36 horas sem dormir nas vésperas do evento. "Várias vezes eu pedi licença não remunerada da empresa para me dedicar. É amor mesmo, e este ano não vai ser diferente", garante.

Dedicação exclusiva

Este ano, a Via Sacra de Planaltina celebra 50 anos de apresentações e compromisso com a fé. O grupo tem uma casa em Planaltina, denominada Casa da costura, onde ficam os bastidores do evento. Os membros se concentram na residência e cada um desdobra uma função para que tudo fique pronto a tempo.

Naiara José, 42 anos, vive a personagem Verônica. Ela nasceu em Planaltina e tem a tradição religiosa como memória afetiva da infância. "Eu me lembro que minha tia me trazia ao Domingo de Ramos e aquilo ficou no meu imaginário e, quando cresci, entrei no grupo Via Sacra e não saí mais. Isto aqui é uma paixão e só quem faz parte consegue entender", descreve.

Em 40 dias de dedicação, a paixão pela encenação reúne funcionários públicos, pedreiros, motoristas, entre outras ocupações. Durante a Via Sacra, eles se tornam uma só família, em busca de transmitir o amor de Cristo. Val Rocha, 50, coordena a equipe de complementos, colocando a mão na massa: confecciona armaduras dos soldados romanos e faz cenários. Ele relatou que, nas vésperas da celebração, tem começado a trabalhar às 8h, sem horário para parar. "Tudo isso vale a pena se for para Cristo", ressalta.

Anderson Fernandes, 16, faz parte desde os 4 anos da equipe da Via Sacra da criança, encenação feita apenas pelos pequenos. O menino ajuda diariamente nos destalhes do evento. No momento da entrevista ao Correio, ele estava servindo de modelo para que os últimos ajustes na armadura de soldado fossem feitos por Val.

O palco que recebe a celebração da Semana Santa está sendo montado juntamente com o cenário. Adriano Peçanha, vice-coordenador da equipe de cenografia, tem corrido para que tudo esteja preparado. Na ativa desde as 6h da manhã ele tem vivido em função da Via Sacra. "Vamos trabalhar 24 horas de sol a sol, muitos pegaram folga do trabalho para estar aqui, outros já vêm direto do emprego ajudar", conclui.

A Via Sacra em Planaltina foi interrompida por dois anos em virtude da pandemia da covid-19 e foi retomada no ano passado.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  31/03/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Ultimos preparativos para Via Sacra de Planaltina - Figurinos - Adereços. Na fot, Val Rocha.
    31/03/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Ultimos preparativos para Via Sacra de Planaltina - Figurinos - Adereços. Na fot, Val Rocha. Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  • Dona Lourdes Maciel, 74 anos, está na equipe de figurino desde 1971
    Dona Lourdes Maciel, 74 anos, está na equipe de figurino desde 1971 Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  •  Anderson Fernandes, 16, está desde os 4 anos na equipe da Via Sacra da criança, encenação feita apenas pelos pequenos
    Anderson Fernandes, 16, está desde os 4 anos na equipe da Via Sacra da criança, encenação feita apenas pelos pequenos Foto: Fotos: Ed Alves/CB/DA.Press
  • Últimos preparativos para Via Sacra de Planaltina estão a mil por hora
    Últimos preparativos para Via Sacra de Planaltina estão a mil por hora Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  • Val Rocha lidera o grupo responsável pelas armaduras dos soldados
    Val Rocha lidera o grupo responsável pelas armaduras dos soldados Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE