Sustentabilidade

Contas de luz poderão ser pagas com material reciclável no DF

Projeto Vale Luz, da Neoenergia, tem o objetivo de incentivar a sustentabilidade. Nove pontos de recebimento de material reciclável estão espalhados pela cidade

Mila Ferreira
postado em 05/04/2023 11:48 / atualizado em 05/04/2023 12:03

Moradores do Distrito Federal agora podem trocar material reciclável por descontos na conta de luz. Dependendo da quantidade de material fornecido, a conta pode ser quitada somente com o fornecimento dos recicláveis. A Neoenergia lançou, na última terça-feira (4/4), o Projeto Vale Luz, que tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos no meio ambiente, incentivando o descarte correto de resíduos sólidos, aliado a descontos na fatura de energia elétrica ou a doação para entidades assistenciais cadastradas. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nove pontos de recebimento estão espalhados pela capital.

O material reciclável é depositado na máquina Retorna Machine, equipamento de venda reversa, atrelado ao Programa Triciclo de Benefícios, que coleta embalagens pós consumo e dá como retorno ao depositante diversos benefícios. A cada descarte, o usuário recebe uma pontuação, que pode ser transformada em desconto na própria conta de luz ou revertidas em doações para as entidades assistenciais. Com foco na inovação e autonomia do cliente, o equipamento conta com tecnologia “touch screen", que explica, na própria tela, como realizar a troca dos materiais e receber seus benefícios.

Todo o material descartado deve estar higienizado e constar o código de barras legível. É por meio da leitura do código de barras que a máquina contabiliza os pontos. Cada usuário deverá estar cadastrado no Programa de Fidelidade Triciclo e poderá descartar até 25 embalagens por dia para converter o desconto na conta de energia. Se houver um descarte superior a esse número, o material será recolhido e reciclado, mas não contabilizará a pontuação, batizada por 'Tricoins'.

O usuário que depositar 10 latas de alumínio ou 15 garrafas PET em qualquer uma das máquinas receberá uma pontuação que poderá ser resgatada por R$ 1 de desconto na conta de luz ou revertida em doações paras as entidades assistenciais cadastradas no projeto.

“Uma pergunta que todos fazem é qual seria a relação entre resíduos coletados e eficiência energética. Quanto mais a gente consegue reciclar esses materiais, mais a gente reduz a necessidade de produzi-los", explica Ana Christina Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia. “Então temos uma economia de energia na ponta desse processo, quando esse resíduo é produzido. Quando reciclamos, nós reaproveitamos esse material, economizando energia", finaliza.

Qualquer pessoa pode fazer a troca dos resíduos sólidos, mesmo aquelas que moram em áreas que não são atendidas pela Neoenergia. Nesse caso, elas terão a opção de doar a pontuação para uma das entidades assistenciais cadastradas pelo programa. O resgate dos tricoins pode ser realizado diretamente na máquina em que houve o descarte ou por meio do aplicativo (baixado, gratuitamente, no Google Play ou Apple Store) ou no site www.triciclo.eco.br.

Confira os pontos de recebimento de materiais:

1) Carrefour Bairro Asa Norte II

2) Carrefour Bairro Asa Sul I

3) Carrefour Bairro Asa Sul II

4) Carrefour Hipermercado - SCEE/Sul - Lote B

5) Carrefour Hipermercado - Águas Claras

6) Carrefour Hipermercado - Lago Sul

7) Carrefour Hipermercado - Setor Terminal Norte, Lote J, Asa Norte

8) Metrô - Estação Águas Claras

9) Shopping Conjunto Nacional

 

Veja quais embalagens são aceitas nas máquinas:

- Embalagens plásticas PET

- Embalagens de alumínio

- Embalagens de aço

- Embalagens de longa vida

- Embalagens de plásticos PP e PE

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • pontos de recebimento de materiais
    pontos de recebimento de materiais Foto: neoenergia
  • materiais aceitos em troca de descontos na conta de luz
    materiais aceitos em troca de descontos na conta de luz Foto: neoenergia
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE