Tráfico

Operação cumpre 31 mandados contra grupo acusado de tráfico de drogas

PCDF apreendeu 1,7 toneladas de maconha em Camapuã, no Mato Grosso do Sul, em junho de 2022. Ao todo, 11 pessoas foram presas

Pedro Marra
postado em 27/04/2023 10:52 / atualizado em 27/04/2023 10:52
 (crédito: PCDF)
(crédito: PCDF)

Uma operação cumpriu, na manhã desta quinta-feira (27/4), um mandado de prisão preventiva, dez de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão domiciliar contra um grupo acusado de tráfico interestadual de drogas. No total, 11 pessoas foram presas. Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apreendeu 1,7 toneladas de maconha em junho de 2022 e mais 150 kg em fevereiro deste ano.

Com essas apreensões, a Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) descobriu que o grupo criminoso investigado era o financiador do transporte das cargas de maconha apreendidas pela PRF e responsável pela distribuição no DF.

Além do tráfico de drogas, foi identificado que uma parte do grupo também realizava roubos e furtos de veículos, com foco em caminhonetes de alto valor de mercado em áreas nobres do DF e de grande circulação de pessoas.

Os automóveis eram roubados por meio de equipamentos sofisticados, que conseguem desconfigurar o sistema de segurança de fábrica. Em seguida, foram desmanchados ou levados a regiões de fronteiras, onde eram trocados por drogas.

A Operação Cruzada contou com a participação de 200 policiais civis do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e apoio da Divisão de Operações Especiais (DOE).

O trabalho foi realizado após uma investigação orientada pela Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) e pela Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), que teve início em agosto do ano passado.

Ligação com homicídios

A investigação também mostrou a ligação do grupo criminoso investigado com uma facção suspeita de cometer tráfico de drogas e homicídios na capital federal.

Segundo as corporações, dois dos integrantes desse grupo respondem a homicídios característicos de execuções realizadas por organizações criminosas. Nesses delitos, as vítimas foram atingidas por vários projéteis de arma de fogo, calibre 9 mm, equipadas com seletor de rajada para atingir várias regiões do corpo.

Para o delegado e coordenador da Cord, Rogério Henrique de Oliveira, a Operação Cruzada conseguiu desarticular esse grupo criminoso que atuava não só no tráfico de drogas, como em roubos de veículos no DF. "A Polícia Civil do Distrito Federal reitera o compromisso de combater o crime organizado e garantir a segurança da população", afirma.

Os 11 presos foram recolhidos à carceragem da PCDF, onde permanecem à disposição.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE