Contrariando a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os brasilienses foram surpreendidos por uma pequena chuva na parte central da capital, na tarde desta quinta-feira (11/5). Por volta das 17h e 18h, Asa Norte, Asa Sul e Sudoeste sentiram um refresco em meio ao calor que fazia hoje.
De acordo com o Inmet, a quantidade de água foi de 1 mm. Pouco, mas foi o suficiente para abaixar a umidade do ar. Os meteorologistas esperava chuvas nesta sexta-feira (12/5) e neste sábado (13/5), mas elas caíram antes.
“No ano passado, a última chuva foi em abril, mas neste ano deve se estender até o fim de maio”, afirma o meteorologista Kleber Souza.
Sexta também deve ter muitas nuvens e algumas chuvas isoladas. Com a temperatura variando entre 16°C e 27°C, a umidade do ar deve ficar de 45% a 95%
No sábado, o calor e a secura vão aumentar. Os termômetros vão de 15°C no início da manhã e 28°C à tarde. A umidade deve ficar entre 35% e 95%
Despedida
Com a frente fria se afastando cada vez mais, essas devem ser as últimas precipitações antes de entrarmos de vez na seca. Como explica o meteorologista, o outono é um período de transição entre o período chuvoso e a estiagem. “Estamos entrando num período frio e seco, com chuvas cada vez mais escassas”, diz.
*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.