Certidão de Nascimento

Corregedor da Justiça do DF faz entrega simbólica de certidão à mulher trans

O TJDFT, em parceria com a Anoreg, entregou, até esta quinta-feira (11/5) cerca de 994 certidões de nascimento

Correio Braziliense
postado em 12/05/2023 20:18
 (crédito: Gabriel Benevides)
(crédito: Gabriel Benevides)

O corregedor de Justiça do DF, Desembargador J.J. Costa Carvalho, presenciou a entrega da certidão de nascimento de Valdelícia Fernandes de Brito, mulher trans, nesta sexta-feira (12/5) durante ato simbólico no Centro Pop de Brasília, em alusão ao último dia da Semana Nacional do Registro Civil.

O Desembargador se mostrou satisfeito com o resultado da campanha. “O TJDFT está de parabéns, porque se apresentou muito bem nesta Semana do Registre-se. Nossa atuação foi destaque, não só no Distrito Federal, mas em todo Brasil. Os números falam por si só. A Semana foi um sucesso. Nós, da Corregedoria, estamos muito satisfeitos, porque o trabalho foi coroado de grande êxito”, destacou o corregedor, em nota.

Valdelícia Brito alegrou-se em receber sua certidão de nascimento, após anos de luta para ver sua condição de mulher reconhecida oficialmente pelo governo. “Estou me sentindo muito bem, porque agora eu posso falar que sou uma mulher de verdade, como sempre foi meu sonho. Sempre sonhei em ter uma certidão de nascimento com meu nome, de mulher, mas não tinha condições de arcar com os gastos. Mas, agora, com a ajuda do TJDFT, tenho minha certidão de nascimento. Hoje posso dizer que sou uma mulher de verdade, o que sempre quis ser”, disse emocionada.

O TJDFT, em parceria com a Anoreg, entregou, até esta quinta-feira (11/5) cerca de 994 certidões de nascimento.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação