IMUNIZAÇÃO

Vacina contra gripe já disponível para toda a população acima de seis meses

O DF tem mais de 120 locais de aplicação à disposição a partir desta segunda-feira (15/5)

Correio Braziliense
postado em 15/05/2023 09:25 / atualizado em 15/05/2023 09:25
 (crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
(crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que, a partir desta segunda-feira (15/5), toda a população com mais de seis meses de idade poderá se vacinar contra a gripe (influenza). Para atender a população, a pasta dispõe de mais de 120 unidades de saúde para realizar a aplicação. A lista completa está disponível no site da pasta.

Iniciada em 31 de março, a campanha de vacinação contra a gripe já registrou mais de 308 mil doses aplicadas no Distrito Federal até o dia 12 de maio. Segundo a SES-DF, a vacina deste ano é do tipo trivalente, pois protege contra três vírus diferentes: A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria, tendo sido desenvolvida a partir das cepas em circulação no Brasil).

Após a aplicação da dose, em duas a três semanas passam a ser detectados anticorpos contra a doença. A duração da imunização varia de seis a 12 meses, dependendo do indivíduo. Por esse motivo, a vacinação ocorre anualmente.

A gerente da Rede de Frio da Secretaria de Saúde, Tereza Luiza Pereira, destaca que a vacina da gripe pode ser aplicada juntamente com outros imunizantes. "Quem for se vacinar pode atualizar o cartão vacinal. Os que têm mais de 18 anos, por exemplo, podem receber a aplicação da vacina contra a gripe e a bivalente contra a covid-19", ressalta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação