Incêndio

Curso orienta produtores rurais sobre combate a incêndios no DF

O cursos tem como objetivo evitar que o pior aconteça durante a época de estiagem na capital

Correio Braziliense
postado em 15/05/2023 17:35
 (crédito: Emater-DF)
(crédito: Emater-DF)

O período de estiagem se aproxima cada vez mais no Distrito Federal. A época chega entre os meses de maio a outubro é conhecida pelos incêndios em áreas rurais e de proteção ambiental, trazendo diversos prejuízos. Como forma de minimizar os danos, a Emater-DF e o Corpo de Bombeiros (CBMDF) por meio da secretaria de Meio Ambiente do DF tem ministrado cursos de combate e prevenção a incêndios em áreas rurais.

Na última semana, o projeto ocorreu na chácara do produtor Josafá Teixeira Cavalcante, que fabrica cachaça no Núcleo Rural Capão da Onça, no Paranoá. Em 2021, ele perdeu 60% da produção de cana por conta de um incêndio. O agricultor Alexandre Tokimasi, que cria cabras e ovelhas na mesma região, teve metade do pasto perdido com o fogo e teve que comprar ração para os animais durante seis meses, para que não morressem de fome. As atividades já aconteceram em várias comunidades e o último está previsto para sexta-feira (19/5), no Núcleo Rural Jardim, na Região Administrativa do Paranoá.

Durante a dinâmica, os bombeiros dão dicas sobre as primeiras providências a serem tomadas em caso de fogo em áreas rurais. É importante que o combatente do incêndio esteja vestido com calça comprida e camisa de manga comprida e, se possível, uma camisa cobrindo o rosto. A palestra conta também com uma parte prática, na qual os participantes aprendem a forma correta de usar equipamentos básicos.

O uso de ferramentas como abafadores, sopradores e tanques de água também ajuda. A CBMDF alerta que essas ações são apenas para se evitar o pior. Os bombeiros devem ser chamados sempre. Ainda segundo a corporação, a maioria dos incêndios em áreas rurais e florestais são criminosos. A lei 9605/1998 define que a prática desse crime rende multa e reclusão de dois a quatro anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação